Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Com o objetivo de identificar os mecanismos promotores da inovação, as instituições de ciência e tecnologia, as empresas, os investidores, gestores públicos e entidades de fomento, será realizado nesta quinta-feira, 23, às 9 horas, o Workshop Ecossistema Local de Inovação, uma parceria entre Prefeitura de Gurupi, Sebrae e Programa InovaGurupi.

Uma das metas do evento é promover a integração dos participantes em torno de uma rede de cooperação, criando uma agenda única capaz de trazer benefícios para todo o ecossistema de inovação.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Programa InovaGurupi está realizando o mapeamento e   identificando os mecanismos promotores da inovação, as instituições de ciência e tecnologia, as empresas, os investidores, gestores públicos e entidades de fomento de Gurupi. Com esse objetivo será realizado o Workshop ” Ecossistema Local de Inovação”. “É mais um passo para a consolidação da rede de colaboração existente e fortalecer o ecossistema”, destaca a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay.

Para a Coordenadora do Programa InovaGurupi, Adriana Terra, o Mapa do Ecossistema de Inovação é a forma de conectar com os principais setores produtivos e atores que promovem Pesquisa e Desenvolvimento, prospectando Empreendedorismo Inovador social e econômico da Região Sul. “Estamos implementando esta ferramenta para que os diferentes atores possam se conectar em contínua interação. O mapeamento permitirá a elaboração de um plano de desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Local/Regional”, destaca.

Para a gerente Sebrae Regional Sul, Paula Alencar, com essa metodologia, o Sebrae, Prefeitura de Gurupi e Programa InovaGurupi, buscam fomentar o desenvolvimento da Região Sul do Estado, visando uma construção coletiva do nosso ecossistema de inovação. “O Sebrae apoia e incentiva sempre ações desse porte para que os pequenos negócios tenham excelência no desenvolvimento e consequentemente toda região”, destacou.

O Workshop contará com debates sobre Ecossistema Local de Inovação – Metodologia que será explanado por Rogério Maracaípe, Coordenador de Inovação do Sebrae-TO, e Mapeamento do Ecossistema de Inovação da Região Sul do Tocantins – ministrado pelo Coordenador Estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae do Paraná, Heverson Feliciano.

O evento acontecerá online pela plataforma google meet (link para acesso: meet.google.com/iqb-ijhj-ask)

Os interessados em participar podem se inscrever pelo link https://portaldeservicos.to.sebrae.com.br/portaldeservicos/evento/visualizaevento.jsp?id=1300-workshop-ecossistema-local-de-inovacao