Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Sem desfile cívico por causa da pandemia, o dia da Independência do Brasil só foi comemorado nesta sexta-feira, 17, pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Josué Alves Moreira, que fica no Jardim Medeiros em Gurupi. O evento, em alusão à pátria que trouxe como tema as riquezas do Brasil, entrou na programação da Semana Nacional do Trânsito de Gurupi que foi aberta hoje, e segue até o próximo dia 24, com ações educativas e de conscientização aos motoristas.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que prestigiou o desfile, foi homenageada pela aluna do maternal Laura Dias de 3 anos. Com direito a faixa oficial, a pequena veio em carrinho aberto representando a prefeita mirim. “Estamos na Semana Nacional do Trânsito e nada melhor do que comemorar a nossa independência que já passou, mas aqui, de uma forma simbólica, lembrar o 7 de setembro com a conscientização, sobre a importância de conhecer e seguir as regras de educação no trânsito para que tenhamos uma vida mais segura”, disse a gestora municipal.

A Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, que representou o Governador, Mauro Carlesse no evento, ficou encantada. “A educação infantil também forma opinião porque ela contagia os pais, os irmãos e dá uma satisfação para educador que planta essa sementinha e ver aqui o resultado do trabalho. Então eu quero parabenizar a Secretaria Municipal da Educação de Gurupi, não só essa unidade escolar, porque sei que essa é só uma das atividades, e que todas as escolas desenvolveram. Mas, parabenizar a direção da escola e toda equipe por nos proporcionar esse momento de encantamento, neste fim de tarde com essas crianças’, elogiou.

Foto: Marcos Veloso – Secom Gurupi

Tema

O desfile, que trouxe a representação de elementos como ouro, a água, e o índio do Brasil, buscou reforçar a mensagem da conscientização no trânsito desde a educação básica. “Nada melhor do que juntar esse trabalho da educação no trânsito, já que no mês de setembro tem essa semana especial, e realizar esse trabalho em parceria como forma de colaborarmos com a educação no trânsito mostrar para essas crianças que um futuro se faz com mais educação e mais segurança em um trânsito harmonizado”, reforçou o presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Gurupi, Sargento Jenilson.

“Era para ser tudo dentro da escola, um desfile interno, mas à medida que os pais iam manifestando empolgação, percebemos que não dava para ser fechado. Convidamos a banda da escola militar de Gurupi e colocamos cada ala para apresentar no desfile as riquezas do Brasil”, explicou a diretora do CEMEI, Tays Maia.

Foto: Marcos Veloso – Secom Gurupi

Foto: Márcio Vieira