Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

A noite desta sexta-feira, 22, foi especial para a comunidade católica de Gurupi e da região Sul do Tocantins, com a elevação canônica à Paróquia Santuário Nossa Senhora da Abadia, o primeiro Santuário da região. A missa de ação de graças presidida pelo Bispo Dom Romualdo Matias, foi prestigiada pela Prefeita, Josi Nunes, e por autoridades locais.

Criada em março de 1969 pelo Monsenhor Geraldo Torres, a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Abadia tem muitos devotos em Gurupi. Pessoas como a Edione Angonese, que disse estar muito feliz em prestigiar essa celebração. “É um momento de muita alegria. Estamos felizes pela Paróquia e pela cidade, porque é um presente não só para nós paroquianos, mas para sim para a cidade, para o estado e para todos”, destacou.

O reitor do Santuário, padre Adriano José Ferreira, se emocionou ao falar sobre a elevação da Paróquia. “É um momento histórico para nós vivenciar a criação de um Santuário. O Santuário é um lugar onde Deus se manifesta para o seu povo. Eu tenho certeza que aqui será um lugar de oração, de penitência, de conversão de muitos corações. Este Santuário vai fazer bem a muita gente”.

Sendo um Santuário, a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia terá mais missas durante a semana, adoração ao Santíssimo, atendimento de confissões e durante o dia ficará aberto. Além disso, esta elevação de status, pode proporcionar o fomento do turismo religioso e da economia local.

“Como devota e como prefeita nós estamos radiantes. É uma alegria imensa poder participar desta celebração em que a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia é elevada a Santuário. Isso é importante para a espiritualidade e religiosidade, mas também em outros aspectos como o social, cultural e econômico, porque isso vai atrair muitos fiéis para Gurupi e assim vai contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, frisou a Prefeita Josi Nunes, agradecendo a todos os envolvidos neste processo, desde o Monsenhor Geraldo Torres até o Padre Adriano.

A missa foi concelebrada por aproximadamente 20 sacerdotes. A comunidade pôde acompanhar a celebração presencialmente e também pelas redes sociais. Ao final, o Bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias, e o Monsenhor Osman Pinto de Castro, receberam o título honorífico de cidadão gurupiense como forma de homenagem pelos relevantes serviços prestados ao povo de Gurupi.

Presenças

Vários secretários municipais e vereadores prestigiaram a missa, juntamente com o vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato.