Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A população de Gurupi está tendo a oportunidade de participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, por meio de uma consulta pública via aplicativo Colab. Com a iniciativa, a gestão municipal quer saber dos moradores quais as principais necessidades de cada área da cidade. O questionário fica disponível para a participação popular até esta quinta-feira, dia 28.

Os gurupienses podem baixar gratuitamente o aplicativo, realizar um cadastro e na aba Pesquisas, clicar no ícone “Planejamento Plurianual Gurupi 2022/2025”. Em seguida, basta responder 14 perguntas sobre sete eixos temáticos, que compreendem as mais variadas áreas de atuação do poder público municipal. O questionário possui questões de múltipla escolha, mas também questões abertas onde o cidadão pode, caso queira, complementar em detalhes as observações e apontamentos para o desenvolvimento do município.

Os sete eixos temáticos são: Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Segurança, Assistência Social e Cidadania; Gestão Pública e Governança; Saúde e Bem-Estar; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura, Esporte e lazer; Infraestrutura e Mobilidade.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, afirma que a colaboração popular é essencial para o avanço das ações públicas no município. “Nossa gestão assumiu em 2021 com o importante dever de traçar metas e objetivos para o quadriênio de 2022 a 2025. O objetivo é promover ações governamentais que contribuam para o desenvolvimento da qualidade de vida para toda a população, observando os eixos temáticos. Para isso, precisamos que cada cidadão nos ajude, dando a sua sugestão, formando assim um governo participativo. Contamos com a colaboração de toda a população”, frisou.

Saiba mais sobre o PPA

O Plano Plurianual (PPA) tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo, e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor (de modo que haja continuidade do processo de planejamento). No PPA constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas, tais como: metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

A participação na elaboração do PPA deve ser uma prática exercida por toda a população, pois suas decisões influem diretamente na Lei Orçamentária Anual (LOA), que vem a ser o indicativo de quanto se investir em ações de desenvolvimento dentro do município, pois todos os gastos do governo para o ano seguinte são previstos em detalhe pela LOA.

Os cidadãos encontrarão na Lei Orçamentária Anual, por exemplo, a estimativa da receita e a fixação das despesas do município. É possível através da LOA prever também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem elaborada, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.

“O PPA é uma oportunidade de participação mais direta da comunidade na elaboração do planejamento do município. É uma forma do cidadão interferir e fazer valer suas vontades, contribuindo com aquilo que entende ser demandas prioritárias, colaborando diretamente com nossas ações”, reforçou o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes.

Como participar?

1 – Acesse o Colab neste link: https://consultas.colab.re/ppagurupi

ou, se preferir, baixe o Aplicativo: https://www.colab.re

2 – Faça o seu cadastro;

3 – Responda à consulta pública.