Saúde|

Cumprindo o papel de transparência e a orientação do Conselho Nacional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) apresentou à Câmara de Vereadores a prestação de contas do último quadrimestre de 2020.

Conforme o relatório, de setembro a dezembro de 2020, a Secretaria de Saúde teve um crédito de R$ 33.416.751,10; realizou pagamentos na ordem de R$ 27.962.293,34; restando um saldo de 5.454.457,76.

A Atenção Básica à Saúde, que é desenvolvida pelas equipes de Atenção Básica (equipes de saúde da família e SF- e outras modalidades de equipes de atenção básica), pelos Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), realizam a atenção de uma população específica que está em um território definido, assumindo a responsabilidade sanitária e o cuidado destas pessoas.

Conforme o relatório, os programas da Atenção Básica como o Agentes Comunitários, atingiram 100% de cobertura populacional; a Estratégia da Saúde da Família, atingiu 92,55%; Saúde Bucal teve uma cobertura de 88,12%; o Nasf atendeu 78,26% da cobertura populacional.

No período, foram realizados na Atenção Básica 95.448 atendimentos; procedimentos com finalidade diagnóstica foram 8.139; ações de promoção e prevenção em saúde foram 55.853, visitas dos Agentes Comunitários de Saúde foram 127.759.

O secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, explanou que as prestações de contas dos dois primeiros quadrimestres de 2021, estão sob apreciação do Conselho Municipal de Saúde e assim que forem devolvidas à Secretaria serão apresentadas à Câmara de Vereadores e à população.

Participaram da apresentação servidores da Secretaria Municipal de Saúde e os vereadores Davi Abrantes, Matheus Monteiro, Jair Souza, André Caixeta e César da Farmácia.