Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021, que começam no sábado, 29, no Rio de Janeiro, terão em quadra uma representante de Gurupi. É a árbitra, Mônia Praxedes, que é assessora de currículo de educação física da Secretaria Municipal da Educação (SEMEG).

A servidora já está de malas prontas e embarca ainda nesta quinta-feira para a capital carioca. “Como faço parte do quadro nacional de árbitros de futsal, me estenderam o convite, por meio da presidência da Federação Tocantinense e estarei indo representar Gurupi, Tocantins como árbitra de futsal”, disse.

Mônia vai apitar jogos na categoria de 12 a 14 anos. “Fazemos aqui o nosso Jets municipal, regional e a fase estadual e lá é a etapa nacional. Estou muito ansiosa, porque sei que a responsabilidade é grande, mas, tenho certeza de que será muito gratificante. Vou com a tranquilidade de que farei um bom trabalho durante toda a competição”, planejou.

A árbitra entra em quadra já na estreia dos jogos para apitar partidas com atletas de todas partes do país numa categoria considerada a base da Seleção Brasileira de Futsal. “Lá teremos atletas tanto do feminino quanto do masculino que jogam, já na base da seleção, portanto, são técnicos experientes, campeões estaduais. Isso nos faz cientes de que está lá, e representar o Tocantins, e acima de tudo ter uma boa atuação, é muito importante”, explicou Mônia.

Foto: Divulgação Semeg

Bagagem

O desafio de representar o Tocantins em eventos esportivos nacionais não é novidade na carreira da árbitra. Ela esteve no Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-Americanos de 2007. Há dois anos participou da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019.

Tranquilidade e concentração que já fazem parte da rotina da árbitra em quadra, têm um lugar especial na bagagem dela em mais essa importante empreitada. “Outro fator essencial que destaco é conhecer a regra, não somente aplicar em quadra, mas poder passar para os atletas que você sabe, e que você vai cobrar, mas com toda tranquilidade e sabedoria de que não é simplesmente apitar. É saber ainda explicar, visto que se trata de uma categoria em que trabalhamos de forma muito educativa, com orientação, aplicação de regras claras, tanto para os jogadores quanto para o técnico”, finalizou a árbitra.

Foto: Divulgação Semeg