Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Cursos para formação continuada dos profissionais da sala de aula, ações e planejamento estratégico com foco na gestão pedagógica e avanços na revisão do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) da categoria têm sido atividades rotineiras da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG). Na noite de ontem, 14, a Prefeitura de Gurupi publicou no diário oficial do município dois editais, um destes inédito, como forma de reconhecimento e valorização dos professores. Os documentos tratam de licenças remuneradas e premiações para projetos que possam ser referência no ensino.

Segundo a gestora da Educação Municipal, a Secretária Amanda Costa, os anúncios fazem parte das comemorações pelo Dia do Professor, celebrado nesta sexta-feira, 15 de outubro.  “Um dos editais é para servidores ingressem com processo para requerimento de licença remunerada para mestrado e doutorado, é um edital inédito no município de Gurupi. Nós já tínhamos confirmado duas licenças sem editais, mas agora regulamentando como um edital da Secretaria para esse fim, valorizando aqueles profissionais que estudam e que buscam também essa formação de pós-graduação”, justificou a Secretária.

Os editais estão disponíveis no Diário Oficial de Gurupi desta quinta-feira, no link.

Premiação

O segundo edital é sobre um concurso voltado à valorização de projetos criados em escolas, sejam em equipes ou individuais. Uma premiação em dinheiro será feita ainda este ano. “Cada servidor pode agora organizar esse projeto dentro de uma estrutura e inscrevê-lo e nós faremos a análise, para que, a partir disso, a Prefeitura de Gurupi, por meio da SEMEG possa fazer a premiação desses professores”, disse Amanda.

O 1º lugar vai premiar com R$ 3.000, o 2º lugar com R$ 1.500 e com R$ 750 para o 3º lugar. São várias categorias, por isso é importante que seja consultado o edital. A premiação dos projetos vencedores será no mês de dezembro.

PCCR

Avanços em algumas discussões com foco nos professores, é um dos pontos do balanço positivo que a Secretária faz nesses dez meses. Entre os quais está o PCCR dos profissionais da Educação Municipal. “É um anseio da classe essas progressões. Essas comissões foram divididas em subcomissões para que pudéssemos fazer o levantamento dos dados, e com esse embasamento fazermos o levantamento do impacto financeiro e da viabilidade. Nós não temos condições neste momento de fazer nenhum anúncio com relação a progressão, porque para este ano não temos como implementar em decorrência de leis específicas, mas estamos com as discussões adiantadas”, ponderou Amanda.

Comemoração

O Dia do Professor em Gurupi será comemorado hoje, com uma confraternização realizada pela Prefeitura de Gurupi por meio da SEMEG no Uniclub. Após quase dois anos de distanciamento em decorrência da pandemia da Covid-19, esse será o primeiro encontro 100% presencial com os professores. “Será um momento de nos revermos, é certo que ainda com alguns protocolos, no entanto, é importante frisar que 97% dos profissionais da Educação tomaram a primeira dose e 93% a segunda dose, portanto temos uma média de 95% desse público vacinado, o que nos dá essa segurança’, finalizou Amanda.

A prefeita Josi Nunes, que também é professora, celebra o fato da volta presencial das aulas e a proteção dos profissionais da educação e alunos, nenhum caso de contaminação por Covid-19 foi registrado nas escolas, em mais de 40 dias de aulas. “Apesar de tudo o que passamos, estou aqui para reconhecer o esforço e a superação de todos os profissionais da educação de Gurupi. Professores, vocês são insubstituíveis e a sala de aula nunca foi tão desejada. Não há palavras que traduzam a gratidão por cada professor e professora. Vocês são os verdadeiros heróis da educação. Parabéns Professores!”.