Educação|

Débora Ciany – Ascom/Semeg

Para abrir as comemorações pelos 63 anos de emancipação política de Gurupi, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação realiza nesta quinta-feira, 11, um desfile cívico com a participação de uma escola e de uma creche. A programação entorno do aniversário da cidade segue até o próximo domingo, 14, com uma série de atividades que inclui eventos esportivos, inaugurações e shows artísticos.

Crianças de 2 a 5 anos do berçário à pré-escola do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Divina no Jardins do Buritis se preparam para mostrar como tema: Festa, está no cotidiano do gurupiense. O Carnaguru, a Expogurupi, o Arraiá da Amizade, entre outras comemorações festivas do calendário cultural local estarão em evidência no desfile cívico escolar da creche, segundo a diretora escolar, Nádia Pereira dos Santos.

Outra unidade de ensino a realizar uma programação semelhante é a Escola Municipal Domingos Parreira de Amorim. De acordo com a diretora escolar, Ângela Montel, o tema ‘O lugar onde eu vivo: Gurupi – Capital da Amizade’ é abrangente e envolve em muitos aspectos da maior cidade do Sul do Estado. “Todo o nosso desfile vai girar entorno de uma redação de um dos nossos alunos do 5º ano que participou da Olimpíada de Língua Portuguesa, sob o tema; O lugar onde eu vivo, no qual ele descreve sobre nossa cidade, então, vimos que cairia muito bem, visto que é em comemoração ao aniversário da cidade”,  explicou a Ângela.

As apresentações tanto da creche quanto da escola serão nos arredores das unidades de ensino que ficam no bairro Jardim dos Buritis em Gurupi. O desfile está previsto para começar às 17 horas e é aberto a toda comunidade.

Anúncios

Ainda na oportunidade, a Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) fará o lançamento de dois concursos com premiação em dinheiro e brindes aos vencedores. Estes serão voltados a escolas e alunos.

O Prêmio Gestão em Foco vai premiar em dinheiro escolas que disseminarem práticas inovadoras na gestão escolar, se destacarem no trabalho participativo e colaboração entre equipes, na solução de problemas, além de novas experiências com a aprendizagem durante o período da pandemia, e ainda obtiverem melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Outro concurso, desta vez, voltado exclusivamente a estudantes da rede municipal de ensino de Gurupi vai eleger os melhores contos, poemas e poesia em cordel. Segundo o Diretor de Gestão Pedagógica da SEMEG, Jônatas Barreto, os trabalhos serão uma espécie de releitura de clássicos da literatura nacional. As categorias foram divididas de acordo com a modalidade de ensino e ano escolar.

Contos (alunos da Educação Infantil)

Poema (alunos do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano)

Cordel (alunos do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano)

Ainda conforme as regras do concurso, as escolas deverão realizar uma pré-seleção para escolha de um representante nessa disputa.