Gabinete|

Foto: Niceia Menegon

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

As potencialidades de Gurupi foram apresentadas ao mundo nesta sexta-feira (05), durante participação da prefeita Josi Nunes no Fórum Internacional dos Municípios dos Países do Brics, que são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A logística privilegiada da cidade e o potencial nas áreas da educação, ciência, cultura e turismo foram alguns pontos destacados pela prefeita em sua apresentação.

O evento foi sediado em São Petersburgo, na Rússia, e a participação da prefeita Josi Nunes foi de forma online, na madrugada desta sexta-feira, devido ao fuso horário. A delegação brasileira contou com 67 municípios e Gurupi foi a única cidade do Estado do Tocantins com participação no Fórum.

Segundo a prefeita Josi Nunes, foi uma honra participar do evento. “Foi muito importante participar desse fórum internacional pois é fundamental levarmos ao mundo a imagem da nossa cidade, nossas potencialidades, riquezas, desafios e perspectivas de trabalho, além da interação com outros lugares do mundo”, disse.

Ainda segundo a prefeita, o objetivo da sua participação é poder fazer parcerias que possam enriquecer a cidade em diversas áreas. “Uma das palavras-chave da nossa gestão é ‘parceria’, seja com o governo estadual, federal ou com outros países, para que possamos trazer investidores e estudantes de outros lugares, e com isso aprendermos com toda essa riqueza que existe em outras nações, e é assim que vamos enriquecendo e inovando cada dia mais”, afirmou.

Em sua apresentação, a prefeita destacou vários pontos que tornam Gurupi um grande potencial de investimento. Entre os atributos apresentados esteve a logística privilegiada, com ênfase em sua localização geográfica; os investimentos em infraestrutura para melhorar o acesso, fluxo e organização do município, além da expansão urbana; O agronegócio da região; as instituições de ensino superior que criaram um sistema de governança inovador, com foco no fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação que este sistema proporciona para Gurupi e Região; e a organização e investimento em Cultura e Turismo.

A liderança que Gurupi exerce por ser cidade polo da Região Sul também foi destacada pela prefeita. Ela detalhou que Gurupi possui uma malha viária Federal, Estadual e Municipal com importantes vias, além de um Porto Seco da Ferrovia Norte Sul e o Aeroporto Comandante Jacinto Nunes, que necessita de investimentos e ampliação, sendo uma das prioridades da gestão. Frisou ainda que o Tocantins tem uma logística que permite alcançar de maneira rápida todos os países do mundo e que pode ser melhorada com a integração multimodal.

Sobre o evento

O Brics é um agrupamento econômico formado por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As nações representam cerca de 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior mercado de consumo do mundo.

O Fórum segue até neste sábado (06) e conta com a participação de mais de três mil líderes representando 62 países. Além de autoridades políticas, também estão participando administradores de grandes empresas, representantes de órgãos públicos, economistas, cientistas e figuras culturais que influenciam o pensamento global.

Os debates e palestras ocorrem no formato online por causa do aumento de casos de Covid-19 no país. O evento pode ser acompanhado pela página IMBRICS Forum, no Youtube.