Gabinete, Tecnologia e Inovação|

Foto: Paulo Henrique – Secom Gurupi

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Gestores públicos e lideranças atuantes na gestão pública do Tocantins se reuniram na manhã desta segunda-feira, 22, em Palmas, para discutir sobre os critérios e benefícios de uma gestão moderna. O Encontro de Prefeitos Empreendedores contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que apresentou o case de sucesso de Gurupi na área da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento foi organizado pelo Sebrae e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), e foi realizado no modelo híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Sebrae Tocantins no Youtube e com a participação dos 139 prefeitos tocantinenses. Durante o evento foram debatidos temas sobre o uso sustentável dos recursos públicos, estratégias de planejamento e desenvolvimento regional como resposta às necessidades territoriais, vocações socioeconômicas e promoção da sustentabilidade.

Referência quando o assunto é Ciência, Tecnologia e Inovação, Gurupi foi apresentada como case de sucesso no evento, pela prefeita Josi Nunes. A gestora destacou o modelo adotado por meio do programa InovaGurupi, que une os setores público e privado, as universidades e entidades classistas na busca por soluções inovadoras aos problemas locais e por desenvolvimento regional, através do fomento ao surgimento de novos negócios.

Foto: Paulo Henrique – Secom Gurupi

“Às vezes as pessoas não observam claramente essas transformações, mas elas estão acontecendo, principalmente na elaboração de novos negócios, estamos implementando a cultura do empreendedorismo em Gurupi. Nossa cidade tem despontado nesse cenário, principalmente com o programa InovaGurupi, que é um novo modelo de governança que envolve a gestão pública, as universidades, o empresariado, as entidades classistas, todos juntos buscando criar um plano de desenvolvimento para nossa cidade em conjunto e assim respondermos efetivamente aos problemas que encontramos na nossa cidade”, afirmou a prefeita Josi Nunes.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, que foi mediadora do evento, reforçou que Gurupi é destaque em inovação e modelo para outros gestores. “Gurupi para nós é case de sucesso, porque apostou em um ecossistema de inovação através do programa Inova, a gestão da prefeita Josi Nunes ampliou a parceria com o Sebrae e está tendo a iniciativa de fomentar diretamente a economia local através de feiras e festivais gastronômicos, criando um calendário de eventos, e ela tem nos oportunizado comunicar tudo aquilo que o Sebrae pode ajudar, construindo juntos, projetos de desenvolvimento para Gurupi e região”, disse.

Presenças

Além da prefeita Josi Nunes, Gurupi também foi representada pela secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Lady Sakay. O evento também contou com a participação do Governador do Tocantins em Exercício, Wanderlei Barbosa; da Senadora Kátia Abreu; do Senador Irajá Silvestre; do Deputado Federal Tiago Dimas; do Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos; do Superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; do presidente do TCE/TO, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho; e prefeitos e secretários de municípios tocantinenses.