Gabinete, Governança Pública|

Por Nathália Costa – Estagiária Secom

Fotos: Paulo Henrique – Secom Gurupi

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, edição Tocantins, realizado nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19, em Palmas. Juntamente com a gestora, participaram também a Procuradora Geral do município, Celma Milhomem Jardim; a Controladora Geral, Vilma Alves, e a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay.

O evento foi organizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Rede de Governança do Brasil (RGB), visando apresentar experiências e conhecimentos de trabalho que possam agregar no desenvolvimento de administrações públicas. Na abertura, realizada na quinta-feira, os ministros Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU), orientaram os prefeitos e gestores públicos do Tocantins a implementarem mecanismos e práticas de Governança nas gestões locais.

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, frisou que os prefeitos não querem errar, e que o seminário visa orientar os gestores a buscarem cada vez mais controle de suas administrações. “Nenhum prefeito quer pendências com órgãos de controle e fiscalização ao término de seus mandatos. Nós (prefeitos) queremos sempre aprender e é para isso que estamos aqui. Temos a humildade em escutar aqueles que podem nos ensinar. Queremos uma Governança de excelência em nossos Municípios”, disse o presidente.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou a importância deste seminário. “Nós tivemos palestras sobre governança pública com o procurador geral da união e o ministro do TCU. Eles falaram sobre princípios da atual governança, dos cuidados que os gestores precisam observar em sua gestão, sobre os riscos e também sobre os mecanismos de prevenção que têm que ser realizados. Eles também abordaram a importância de o prefeito estar apresentando resultados para a sua comunidade”, frisou a gestora, que parabenizou a ATM e a Rede de Governança do Brasil pela iniciativa do evento.

“A governança diz respeito à integridade, gestão de riscos e eficiência no serviço público no intuito de prevenir os gestores para que possam realizar uma gestão profícua e segura”, enfatizou a procuradora geral de Gurupi, Celma Milhomem Jardim.

Temas abordados

A programação se encerrou nesta sexta-feira,19, e contou com palestrantes renomados, que abordaram temas com os fundamentos da Governança e as suas relações com a Educação, os 10 passos da boa Governança, Compliance para prefeituras, gestão de riscos, entre outros assuntos pertinentes a construção de uma boa gestão pública municipal.

Comitiva de Gurupi com Wagner Rosário, Ministro da Controladoria-Geral da União

Comitiva de Gurupi com Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União