AMTT, Gabinete, Geral|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 24, a formatura do 3º Curso de Policiamento de Trânsito Rodoviário (CPTR) do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED). A solenidade aconteceu no 4º Batalhão de Polícia Militar em Gurupi, e na ocasião, um Termo de Convênio entre a Prefeitura de Gurupi e PM foi assinado para ampliar o programa de videomonitoramento de segurança “Olho Vivo” no município.

Segundo a PM, o curso foi realizado em Gurupi e contou com 18 alunos militares, do BPMRED, de unidades do comando de policiamento da capital e do interior, da Polícia Militar do Espírito Santo, além de 14 agentes de trânsito da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Ocorreu no período de 35 dias e ratifica a preocupação da PM com a segurança viária, buscando, dentro das suas atribuições, adotar medidas preventivas, repressivas e educacionais, visando a segurança nas rodovias tocantinenses.

A prefeita Josi Nunes parabenizou os militares e destacou a importância da qualificação. “A busca de conhecimento é fundamental, temos que buscá-la todos os dias, para poder prestarmos um trabalho cada vez mais eficaz e de excelência à sociedade, onde quer que estejamos”, disse a prefeita.

Parceria

Na oportunidade, a Prefeitura de Gurupi por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), celebrou um convênio com a Polícia Militar visando a aquisição de novos equipamentos para a ampliação do sistema de videomonitoramento de segurança e das atividades de fiscalização do trânsito em Gurupi, por meio do projeto Olho Vivo.

Entre as cláusulas do convênio estão a aquisição pela AMTT de equipamentos tecnológicos para o monitoramento em alta tecnologia em prol da segurança pública e viária; Realização de cursos de capacitação aos agentes de trânsito; e Inclusão da AMTT no sistema PMTO mobile, que é o sistema voltado para o registro de ocorrência e lavratura de termo circunstanciado de ocorrência (TCO) que amplia a eficiência e possibilita agilidade nos atendimentos da Polícia Militar e do órgão municipal de trânsito.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Segundo o presidente da AMTT, Sargento Jenilson, o objetivo é desenvolver as ações de fiscalização, educação e controle de trânsito, visando maior segurança viária. “A proposta é ampliar o sistema Olho Vivo que muito tem contribuído com nossa cidade, lembrando que esse trabalho de vigilância contribui também com a segurança viária em Gurupi”, disse, acrescentando que os serviços de fiscalização serão otimizados por meio de cursos que a PM ofertará gratuitamente para possibilitar um trabalho mais eficiente no trânsito municipal.

A prefeita Josi Nunes frisou que a palavra parceria norteia sua gestão. “Tenho batido na tecla que nossa palavra de ordem é parceria, ninguém faz gestão sozinho. Então assinamos este convênio exatamente para estarmos ampliando, potencializando e reforçando o trabalho de segurança e fiscalização no município de Gurupi”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Coronel Silva Neto, afirmou que a parceria entre Prefeitura de Gurupi e PM tem tudo para dar certo e que o 4º BPM é uma extensão do gabinete da Prefeita Josi Nunes. “Só temos a agradecer por essa assinatura desse termo para melhorarmos cada vez mais a segurança em Gurupi, isso mostra a preocupação da prefeita e do presidente da AMTT com a segurança dos munícipes, e a tecnologia vem ajudando bastante no combate ao crime, e vai ajudar também na segurança no trânsito”, comentou.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade o Comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Wesley Costa, o Comandante do BPMRED, Major Geraldo Majela, o presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Rodrigo Maciel, o Diretor do CIRETRAN de Gurupi, Relton Oliveira, Diretor da Defensoria Pública de Gurupi, Leandro Oliveira, o Juíz Ademar Alves Filho, e os vereadores César da Farmácia e Leda Perini.