Desenv. Econômico|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de incentivar o aumento da produtividade de agricultores familiares, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, entregou nesta quarta-feira (17), sementes de milho e feijão para produtores do Assentamento Vale Verde. A Prefeita Josi Nunes esteve pessoalmente entregando os grãos e ouvindo os produtores sobre suas principais demandas.

As sementes entregues aos produtores são oriundas do programa Mesa Farta, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que disponibilizou os produtos para os 139 municípios do estado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, disse que Gurupi recebeu na última semana 2.200 kg de sementes de arroz, milho e feijão, e nesta terça-feira (16), a prefeita Josi Nunes recebeu, em Palmas, mais 2.200 kg de grãos do Ruraltins, totalizando quase 4,5 toneladas de sementes dos três produtos para Gurupi.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Cerca de 400 famílias serão beneficiadas com as sementes no município. A produtora Maria Fernandes, do Vale Verde, recebeu os grãos e ficou satisfeita. “Vai acrescentar muito na nossa produção, pois hoje está tudo muito caro, então a gente já ganhando essa semente é uma ajuda muito grande porque vai sobrar um dinheiro para comprar o adubo”, comentou.

Outro produtor beneficiado foi o Otávio Carvalho. “Pela primeira vez estamos recebendo semente para plantar. Devido a pandemia o produtor está tendo grande dificuldade para comprar os insumos, começando pela semente até os adubos, pois não tem condições de comprar e muitos até desistem de plantar. Então isso é uma bênção para o assentamento Vale Verde, queremos agradecer a prefeita e que continue fazendo essas ações”, relatou.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes comentou que não tem preço ver a satisfação dos produtores ao receberem as sementes. “É muito gratificante vir aqui colaborar com esses pequenos produtores que passam tantas dificuldades para produzir e comercializar. Mas estamos aqui com eles conversando e ouvindo os principais problemas, planejando ações para que possamos atender os agricultores com relação ao plantio”, disse a prefeita, lembrando que esta ação é fruto de parceria com o Governo do Estado.

Segundo o secretário Pedro Dias, é fundamental disponibilizar aos pequenos produtores insumos modernos que possam melhorar a produtividade das suas culturas. “Essas sementes aqui são selecionadas, tratadas e permitem ao produtor melhorar seu nível de produtividade. O objetivo é produzir cada vez mais em menor quantidade possível de área, alavancando os níveis de produção. Por isso a importância dessa distribuição das sementes melhoradas”, destacou.

No Assentamento Vale Verde, cerca de 50 agricultores receberam as sementes. A entrega foi organizada pela Diretora Municipal de Agricultura e Pecuária, Marilene Ramos, com o auxílio de técnicos do Ruraltins de Gurupi e da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Cronograma de entregas

O cronograma de entrega das sementes iniciou nesta semana em Gurupi. Além do Assentamento Vale Verde, a Associação Micro Jandira recebeu as sementes nesta terça-feira. Produtores do Povoado Trevo da Praia receberão nesta quinta-feira e na sexta-feira, a entrega acontecerá também na Associação 12 de Outubro e o bairro Cidade Industrial.

Entretanto, os agricultores também podem se dirigir até a secretaria, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, saída para Peixe, para retirar suas sementes.