Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Josué Alves Moreira, que fica no Jardim Medeiros em Gurupi, formou na noite desta quarta-feira, 08, sua primeira turma de pré-alfabetização. O momento contou com solenidade, estudantes trajados a caráter e entrega de certificados, e foi realizada no auditório do Sesc.

Ao todo duas turmas concluíram essa etapa de estudos somando 19 estudantes com idades máximas de 5 anos. O CEMEI que é o mais novo de Gurupi completa um ano em funcionamento no próximo dia 22. “Esse é um fechamento de um ciclo visto que a educação infantil é um momento tão importante para as crianças. Vivemos um instante mágico que nos deixa muito gratos enquanto equipe escolar, pela oportunidade em conduzir essas crianças até esta etapa”, avaliou a diretora escolar do CEMEI, Thays Maia.

Segundo a diretora, é preciso fazer um balanço, levando em consideração todos os desafios impostos pelas circunstâncias atreladas à questão da saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19. “Foi todo um período desafiador. Se olharmos para trás fazendo uma retrospectiva veremos que iniciamos as atividades escolares totalmente online com essas crianças e hoje, findamos o ano de 2021 com 350 crianças matriculadas e entregando para nossa Educação, nossa sociedade gurupiense, 19 crianças que foram muito bem educadas, trabalhadas e desenvolvidas dentro do ensino municipal”, explicou.

As crianças que concluíram essa etapa da alfabetização agora ficam dispensadas para matrícula na próxima fase ofertadas por outras unidades de ensino da rede municipal de Gurupi.

Presenças

A dona de casa, Salean Pereira Martins, mãe do formando Guilherme de 6 anos estava orgulhosa e contente pela etapa concluída pelo filho. “Ele teve muitas aulas online, mas conseguiu se sair bem, participar, e hoje estou muito feliz em vê-lo chegar até aqui”, comemorou.

Presente no evento, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, disse que sua emoção veio à tona ao recordar as formaturas do jardim de infância dos seus filhos. Aproveitou para parabenizar os pais, os avós e os alunos formandos pela conquista.

Estrutura

O CEMEI Professor Josué oferta o ensino nos níveis Berçário II (1 ano) até o Pré II (5 anos) e tem uma área construída de 1.317,99 m². Possui 8 salas de aula, uma sala multiuso e 2 berçários com capacidade para 10 bebês cada. Ainda conta com 2 fraldários, um lactário, uma sala de amamentação, refeitório, playground e pátio coberto.