Educação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e a secretária municipal da Educação, Amanda Costa, realizaram uma Live na manhã desta sexta-feira, 17, para divulgar todas as ações de valorização dos profissionais da educação realizadas pela gestão em 2021. Entre elas, o pagamento do maior número de progressões de uma única vez na história do município, garantido para a folha de dezembro.

A secretária Amanda Costa iniciou a apresentação destacando o esforço de todos os servidores diante dos desafios trazidos pela Pandemia da Covid-19. “Foi um ano de muitos desafios e aprendizagem, com aulas online e atividades híbridas; então foi desafiador, mas conseguimos e me orgulho muito de estarmos finalizando as aulas e atividades escolares sem nenhuma paralisação após o retorno das atividades. Isso foi mérito de todos os servidores. Finalizamos o ano com quase 100% dos nossos alunos em sala de aula”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Em seguida, apresentou uma retrospectiva das ações de valorização aos profissionais da educação. A primeira delas foi a remoção de mais de 100 servidores para escolas próximas de suas residências, oportunizando trabalharem mais perto de casa.

Qualificação

A qualificação profissional também foi uma das metas da Secretaria Municipal da Educação (Semeg) para este ano e foram mais de 200 horas de formações continuadas, ofertadas aos servidores da pasta, voltadas para o contexto pandêmico. Outra novidade para a profissionalização do servidor foi garantir, por meio de edital, licença remunerada para os servidores cursarem mestrado (6 vagas) e doutorado (4 vagas), fato inédito na educação municipal.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Férias Prêmio

A Semeg também garantiu as Férias Prêmio para 100% dos servidores com direito ao benefício, contemplados com seis meses de férias, sem deixar de receberem os seus proventos.

Progressões

Entre as ações de valorização e garantia dos direitos e conquistas na área, o destaque foi para o pagamento das progressões retroativas de 2016 a 2021 para 315 servidores da educação. A previsão é que estes benefícios sejam pagos já na folha de dezembro. É mais um feito inédito na história do município, o pagamento do maior número de progressões de uma só vez no primeiro ano de gestão.

Para isso, o município investirá R$ 2,2 milhões. Este recurso, conforme explicado na Live, é fruto do acréscimo de cerca de 3% no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2021, e economia de recursos da educação municipal no período de janeiro a agosto, quando as aulas estavam apenas remotas.

São 315 servidores que receberão progressões horizontais e destes, 160 receberão progressões verticais, sendo 64 de normalista para graduado, 33 de normalista para pós-graduado e 63 de graduado para pós-graduado.

A Prefeita Josi Nunes, durante sua participação, afirmou que o pagamento das progressões é cumprimento de um dos compromissos que fez com os servidores. “É um direito que comprometemos a pagar a todos os servidores do município e começamos pela educação. É mais um compromisso que firmamos e estamos cumprindo. Gradativamente vamos realizando essas conquistas e o objetivo é garantir a implementação do PCCR para todos os servidores. Teremos grandes desafios, mas com a valorização dos profissionais, encontraremos motivação e inovação para alcançarmos os objetivos”, disse.

Premiações

Outros investimentos da Semeg na valorização dos servidores em 2021 foram os quase R$ 200 mil de prêmios em dinheiro que serão distribuídos aos servidores e as escolas da rede municipal. Foram R$ 12 mil para merendeiras com as receitas mais criativas, R$ 42 mil para os professores com os projetos mais inovadores e até R$ 150 mil para as três escolas que tiverem os melhores resultados educacionais em 2021 com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Aumento de matriculados

Na oportunidade, a secretária Amanda Costa também apresentou outro dado positivo para a educação do município, que foi o aumento no número de alunos matriculados na rede. Em 2020, foram matriculados 7.700 alunos nas escolas municipais e neste ano, 8.300, o que representa um acréscimo de 7,5% no número de matriculados.

A Live está disponível na página da SEMEG no Youtube (clique aqui).