Desenv. Econômico|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta terça-feira, 14, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi participaram de uma Oficina Regional de Mobilização das Prefeituras para a retomada do Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário.

A capacitação ocorreu no auditório do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e contou com a participação de secretários e diretores municipais de Agricultura de cidades da região Sul do Estado, e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A oficina foi ministrada pelo coordenador da empresa Prosperar Projetos Sustentáveis, Kleiton Paulo Silva, responsável por executar o programa, através de chamada pública da Agência Nacional de Extensão Rural (Anater).

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O Terra Brasil é um programa do Governo Federal que financia a compra da terra para trabalhadores rurais e investimentos em infraestrutura, oferecendo condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito fundiário. Além da compra de terras, os recursos podem ser aplicados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo. Os agricultores podem ter acesso até R$ 158 mil.

“O objetivo da oficina é divulgar a retomada do programa Terra Brasil e mobilizar as prefeituras da região a estarem se inserindo na execução do programa. Nossa finalidade é explicar que o programa permite aos agricultores, principalmente aqueles que não tem terra, consigam ter acesso ao financiamento, uma concessão de crédito a juros baixíssimos, bônus de rebate altíssimos e um prazo que permite que eles consigam produzir, se manter na terra e pagar o financiamento”, explicou Kleiton Paulo.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, destacou que o programa é socializante e inclusivo. “O destaque está exatamente no governo disponibilizar um recurso financeiro a juros subsidiados com prazos de carência e amortização dilatados, para que o agricultor possa acessar esse crédito no valor de até R$ 158 mil e comprar sua pequena propriedade, estruturar e começar a produzir com tempo suficiente para ter receita e pagar isso sem se apertar ou comprometer a dignidade da sua família”, disse.

Para a diretora municipal de Agricultura e Pecuária, Marilene Ramos, a execução do programa em Gurupi será fundamental para incentivar pequenos agricultores do município. “Nosso objetivo é contribuir com os produtores rurais. O Terra Brasil é um programa do governo federal a qual o município adere, participa e contribui levando as informações aos produtores que podem se beneficiar com recursos disponíveis para comprar mais terra, ou seja, ampliar sua produção. É uma excelente oportunidade que surge para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar”, disse.