Juventude e Esportes|

Por Helina Oliveira – Secom Gurupi

Neste fim de semana foi dado o pontapé inicial a maior competição de futebol amador do Tocantins, a Copa do Craque. Após um ano sem acontecer devido à pandemia do Coronavírus, a competição volta neste ano em novo local, no campo do setor Nova Fronteira.

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, é parceira da competição que está na XXXV edição e tem a participação de 16 times.

A prefeita Josi Nunes prestigiou a abertura do campeonato, que aconteceu no sábado, 11, dando o pontapé na primeira partida que aconteceu entre os times do Jardim dos Buritis e Centro Sul.

Josi Nunes explanou sobre a parceria. “Nós conseguimos com um empreendedor esta área, limpamos, colocamos as tendas, banheiros, toda uma estrutura que a Prefeitura está disponibilizando à Copa do Craque, que é muito tradicional. É nosso dever colaborar e gostamos. Espero que os amantes do esporte aproveitem”, disse, completando que o projeto é apoiar todas as atividades. “Queremos preservar as atividades tanto esportivas quanto culturais e a Copa do Craque terá uma atenção especial da nossa administração, assim como todos os eventos importantes que Gurupi ama”, ressaltou.

O secretário municipal de Juventude e Esportes, José Carlos Bessa, destaca que a gestão Josi Nunes e Gleydson Nato acredita no esporte como instrumento de transformação social, como alternativa de lazer e entretenimento à população que ama o esporte, em especial ao futebol. “A prefeita Josi Nunes nos solicitou enquanto servidor do município e da pasta de esporte que fizéssemos uma estrutura que garanta não somente o campo de futebol, mas apoiasse o público com conforto (tendas, banheiros), e o pequeno comerciante ambulante.  Para os atletas e toda a sociedade esportiva a gestão fez um novo campo, abrindo uma nova praça esportiva para os amantes do futebol”, explanou.

Fotos: Marcos Veloso/Secom Gurupi

O presidente da Liga Esportiva Tocantins Araguaia (Leta), Wilson Castilho, falou da felicidade do retorno da competição e este ano voltando com toda força com a participação de vários times e apoio dos torcedores que sempre comparecem torcendo para seu time do coração. “É a maior competição do esporte amador do Tocantins, com a participação de 16 equipes, e de mais de 500 atletas. E a grande novidade é que após 34 anos acontecendo no setor Aeroporto este ano trouxemos para o Nova Fronteira, um local mais amplo para os jogadores e torcedores”, disse completando que a expectativa é que a competição atraia um público de 2 mil torcedores aos fins de semana e mais de 3 mil na final.

Segundo o presidente da Leta, a competição tem a participação de 10 equipes de Gurupi e seis das cidades vizinhas, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Formoso do Araguaia, Dueré, Jaú e Vila São Miguel. Serão realizadas 31 partidas nesta edição. A final está prevista para dia 30 de janeiro.

Castilho ressaltou o importante apoio da administração local. “Queremos agradecer a Prefeitura de Gurupi, a Secretaria de Juventude e Esportes que deu total apoio para que esta competição fosse realizada”, agradeceu.

Além da Secretaria de Juventude e Esportes, também estão envolvidas nesta parceria a Secretaria Municipal de Infraestrutura, que está atuando na construção do novo campo onde a Copa do Craque é realizada; e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que fez a topografia da área, que é de aproximadamente 10 mil metros quadrados.

Outras modalidades

No sábado ainda aconteceram competições em outras modalidades como a final da 6ª etapa de Kart de Rua 2021, realizada próximo ao Campus I da UnirG, situado no setor Parque das Acácias.

E também aconteceu o 1º Torneio Carabina de pressão em silhuetas metálicas, organizado pela Equipe de Tiro esportivo Top Shot.