Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

Dando sequência as etapas da publicação do edital de chamada pública para a compra de produtos alimentícios cultivados pela agricultura familiar de Gurupi e região, equipes do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), começaram nesta quinta-feira, 27 a cotação de preços. O levantamento teve início pela Feira do Produtor na Avenida Maranhão, centro de Gurupi, e será realizado nas outras feiras da cidade.

Para aquisição de gêneros alimentícios pela chamada pública, e abastecimento das unidades escolares da rede municipal de ensino, serão cotados os preços de 41 produtos diferentes. De acordo com Girlania Santana, nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da SEMEG, para definição de preços, os produtos pesquisados durante essa etapa deverão ter as mesmas características descritas no edital de chamada pública.

“Estamos conhecendo os valores de revenda para que através desses preços apresentados possamos traçar a média para compor o edital de chamada pública, do qual o agricultor terá todas as informações como os critérios, a documentação exigida, a forma de fornecimento e poder também, por este edital, participar do processo de seleção apresentando a documentação e o projeto de venda”, explicou.

Levantamento

Estão sendo observados ainda, segundo a nutricionista, as regras para a seleção de mercado e definição do preço de aquisição priorizando os estabelecimentos da agricultura familiar como as feiras livres.

Para definir os preços de aquisição dos gêneros alimentícios, tanto da agricultura familiar quanto de empreendedores familiares rurais, está sendo levado em consideração todos os insumos exigidos tais como despesas com frete, embalagens, encargos e quaisquer outros necessários para o fornecimento do produto. Todas essas despesas deverão ser acrescidas ao preço médio para definir o preço de aquisição.

Entram na cotação de preços, frutas, legumes, temperos, verduras, carnes, granjeiros entre outros produtos. Esta é a quarta e última etapa para elaboração do edital de chamada pública. Já foram realizados orçamentos, mapeamento da agricultura familiar e elaboração de cardápio.

Mais informações: (63) 3301-4359.