Meio Ambiente|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta terça-feira, 11, técnicos da Coordenação de Defesa Civil de Gurupi visitaram pontos críticos de alagamento, que causam riscos de desabamento de residências em diversos bairros da cidade. O objetivo foi monitorar a situação dos locais onde a água não consegue escoar com facilidade e orientar os moradores sobre possíveis transtornos.

A Defesa Civil de Gurupi vem semanalmente visitando os pontos críticos que podem causar alagamentos na cidade. Os três de maior preocupação, onde há riscos de residências serem afetadas, ficam nos bairros Vila Paulista, Jardim da Luz e Vale do Sol, onde a equipe reforçou o monitoramento nesta manhã.

Segundo o diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, a atual gestão, desde o ano passado, já começou a intervir nesses pontos para amenizar o problema. “Em 2021 já fizemos algumas ações emergenciais e paliativas para amenizar o problema até que obras mais substanciais possam ser executadas nesse ano e estamos acompanhando semanalmente para ouvir da população e entender quais são os maiores problemas, os gargalos e saber o que mais a gente pode fazer para mitigar os transtornos que as chuvas intensas trazem”, disse.

Pontos críticos

Durante a visita, foi identificada no bairro Jardim Paulista uma residência com possíveis riscos de desabamento, caso haja chuvas ainda mais intensas. A equipe já fez um levantamento inicial e irá acionar uma vistoria mais minuciosa com engenheiros civis para nortear as providências que serão tomadas pelo município.

“Temos três pontos de preocupação. Em um deles já foi interditada a casa do cidadão, no Jardim da Luz, onde fizemos todo um laudo com a engenharia civil do município e a residência teve que ser interditada por risco de queda. Aí ele passou a receber durante um período o aluguel social. Hoje foi identificada nesta vistoria mais uma casa em situação de risco, onde já iniciamos de imediato as providências”, afirmou o diretor.

A equipe também esteve em uma casa no Vale do Sol que há pouco mais de um ano houve problema de desabamento por causa de forte enchente. “Viemos tentar buscar uma solução até que a obra de drenagem profunda seja realizada nessa região, já solicitamos o apoio da secretaria de Infraestrutura para ver como conseguimos amenizar o problema até o início das obras”, explicou.

Os moradores que tiveram suas residências visitadas pela Defesa Civil elogiaram o trabalho da equipe. “Estão desempenhando um belo papel, ano passado eles vieram aqui e já resolveram boa parte do problema, quando a gente liga eles vêm aqui e nos orientam. Esperamos que nesse ano o problema seja resolvido de vez”, disse o torneiro mecânico Odias Oliveira.

Contato

A população pode contribuir com a Defesa Civil indicando pontos críticos em seu bairro, através do aplicado “Colab” e também no telefone 3301-4338, que também é Whatsapp.

“Temos o telefone que a população pode entrar em contato, principalmente nesse período de chuva, que os riscos são maiores, para solicitar uma visita da Defesa Civil para fazermos uma avaliação do local. De preferência de forma preventiva para evitarmos que um mal maior possa acontecer e direcionar os nossos esforços para a segurança e bem-estar da população”, frisou Diego Rocha.