Desenv. Econômico|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, e a Diretora Municipal de Indústria e Comércio, Daniella Vitorino, participaram nesta terça-feira, 18, do lançamento do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que tem como objetivo melhorar a infraestrutura dos parques e distritos industriais do Estado.

Na ocasião, ambos estiveram representando a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que não esteve presente devido estar cumprindo isolamento social, após testar positivo para Covid-19. O evento foi realizado em Porto Nacional, com a presença do governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa.

O PICS é um programa do Governo do Estado e investirá recursos na ordem de R$ 49 milhões, do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (FDE) nos oito parques industriais já existentes no Estado e na criação de novas áreas nas regiões sudeste e no extremo norte. Além do Parque Industrial de Porto Nacional, que é o primeiro a contemplado com os recursos do PICS, também estão previstos investimentos nos distritos Industrial de Guaraí; Palmas II – Cidade do Automóvel; Gurupi (duplicação da Avenida Goiás); Paraíso do Tocantins, com a construção do anel viário; Araguaína (Daiara); e de Colinas.

O Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG), de acordo com o secretário Pedro Dias, será contemplado com recursos na ordem de R$ 4 milhões. “Deste recurso, R$ 2,5 milhões serão para construção do alargamento da Avenida Goiás no trecho que dá acesso ao PAIG. Além disso, reivindicamos outras melhorias como a ampliação da pavimentação asfáltica, melhorias na iluminação pública e na segurança, e avanços na infraestrutura em geral do parque”, afirmou.

Ainda segundo Pedro Dias, é um recurso importante e que vem em boa hora, haja vista o momento pujante que vive o PAIG. “O programa vem na hora certa, pois Gurupi vive momento excelente quanto à procura de empresas de fora e ampliação de empresas já instaladas na cidade. Torcemos para que seja liberado o quanto antes para ampliarmos nossa estrutura do PAIG e atendermos essa demanda que é crescente em Gurupi. Assim, fortaleceremos a proposta de industrialização do nosso município, atraindo mais investidores e aumentando a oferta de emprego e renda”, disse.