Assistência Social|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Cerca de 1.200 famílias gurupienses receberam kits de alimentos e frangos congelados na manhã desta sexta-feira, 28. A ação foi realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

A entrega dos kits aconteceu no quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar de Gurupi, que deu apoio na distribuição, e seguiu as medidas de prevenção à Covid-19. O município é responsável pelo condicionamento dos alimentos e a distribuição nos municípios será realizada pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em Gurupi, as famílias que receberam os alimentos são assistidas pelos CRAS, CREAS e Casa do Idoso.

“É uma parceria muito importante onde nós podemos levar hoje 1.200 cestas básicas e 1.200 frangos à mesa dos gurupienses. Todas as medidas de protocolo estão sendo seguidas. A prefeitura de Gurupi, a nossa prefeita Josi Nunes, está preocupada com esta questão. Nós estamos entregando máscara para todos os cidadãos e utilizando álcool em gel”, frisou o secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Gleydson Nato, afirmando que mais de 2.500 máscaras também foram distribuídas nesta manhã.

A prefeita Josi Nunes participou da destruição dos alimentos e reforçou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado neste momento em que muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade. “É nossa responsabilidade estar contribuindo com esse grupo de famílias. Mais uma parceria que está trazendo benefícios para a nossa comunidade”, disse.

Os beneficiados com os kits de alimentos ficaram felizes com a distribuição. A dona de casa Maria Ferreira Dias, que mora no Centro de Gurupi disse que os alimentos chegaram em uma boa hora. “Toda ajuda hoje, nesta pandemia do jeito que tá é bom demais, veio numa boa hora. Estou muito feliz”, disse.

“Só tenho o salário da aposentadoria e o preço de tudo subiu, subiu o gás, os alimentos, e a gente passa muito aperto. E essa cesta chega em uma boa hora. Tá uma aliviada”, declarou o aposentado Antônio Carvalho do Amaral.

Governo do Estado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atendeu nesta semana 33 cidades do sul e do sudeste tocantinenses com 12,3 mil kits de alimentos e frangos congelados. A distribuição dos kits de alimentos ocorreu nos polos de Gurupi e Dianópolis desta terça-feira, 25, até o sábado, 29.

Os recursos para essas cestas básicas e frangos congelados entregues são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep).

A coordenadora geral de distribuição de alimentos da Setas, Elizandra Paes, afirma que Gurupi foi o polo de destruição dos kits para os 16 municípios da região Sul do Estado. “Nós da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social estamos felizes, enquanto Governo do Tocantins, em poder atender essas famílias durante esta situação tão delicada que estamos vivendo”, destacou Elizandra.