Gabinete, Saúde|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Na manhã desta quarta-feira, 26, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, reuniram os vereadores de Gurupi para uma prestação de contas da gestão sobre as ações na área da saúde. O encontro também serviu para apresentar os projetos para 2022 e ouvir sugestões dos representantes do legislativo municipal.

Durante o encontro, o secretário Vânio apresentou ações realizadas que destacam avanços na gestão da saúde no município. Entre elas a reestruturação do almoxarifado da pasta, fortalecimento da campanha de vacinação contra a Covid-19, contratação de técnicos de radiologia mamográfica, mastologista e radiologista, processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde, ações integradas de combate à dengue, projeto de castração de animais e combate a leishmaniose, reabertura do Centro de Triagem, e realização de exames de mamografia que zeraram a fila de espera pelos exames, entre outras ações.

Também foram apresentadas ações que já serão novidade para o mês de fevereiro, como a telemedicina em parceria com o Hospital Albert Einstein, para oferecer atendimentos de sete especialidades (Cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neurologia pediátrica, e psiquiatria). Isso porque o município foi credenciado no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Entre outros projetos que serão realizados em 2022 estão o gabinete da Semus itinerante, ampliação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ampliação da Policlínica e Clínica da Mulher, implantação de farmácias centrais, implantação de consultórios de cardiologia, neurologia e oftalmologia, realização de pequenas cirurgias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a informatização da regulação da saúde do município.

Para o secretário Vânio Rodrigues, o objetivo foi apresentar as ações aos vereadores e fortalecer, em parceria com o poder legislativo, os serviços de saúde no município. “Como a Câmara é parceira ativa da gestão, resolvemos convidá-los para essa reunião que denominamos Café e Saúde. Nesse bate-papo, trouxemos um contexto de como assumimos a secretaria, as intervenções realizadas que culminaram nos resultados que foram apresentados, e o nosso planejamento para esse ano na expectativa de entrega nos próximos meses de estruturação de serviços e novos componentes que vão fortalecer a nossa rede municipal de saúde”, relatou.

A prefeita Josi Nunes considerou fundamental o momento, para que as ações estejam alinhadas entre os poderes e com o objetivo de atender a expectativa da população. “Essa prestação de contas e alinhamento é um trabalho que temos feito de forma constante. Esse ano, começamos pela área da saúde, onde apresentamos para os vereadores toda programação e o que está previsto para 2022. Não só apresentamos como discutimos com o legislativo a programação definida no PPA do ano passado, colhendo sugestões, ideias, e de que forma a Câmara pode integrar mais nesse processo, pois também é de responsabilidade dos vereadores serem atuantes com o executivo, é essa dinâmica que queremos implementar”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Rodrigo Maciel, também ressaltou a importância da iniciativa de a gestão chamar os vereadores para a prestação de contas. “É extremamente importante essa reunião entre executivo e legislativo. Porque nós vereadores somos o elo mais próximo da população, estamos em contato com a comunidade diariamente e é fundamental estarmos municiados das informações do executivo para prestarmos conta para a sociedade”, afirmou.

Presenças

Além da prefeita, do secretário de saúde e presidente da câmara, estiveram presentes diretores da Semus e os vereadores Leda Perini, Colemar da Saborelle, César da Farmácia, André Caixeta, Zezinho da Lafiche, Ronaldo Lira, Ivanilson Marinho, Valdonio Rodrigues e Jair do Povo.