AMTT|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na tarde desta segunda-feira, 24, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Sargento Jenilson, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Superintendência de Polícia Rodoviária Federal no Tocantins (PRF-TO). A parceria visa fortalecer a segurança no município, com o intercâmbio de informações e plataformas. Além disso, três veículos foram doados pela PRF ao município para reforçar as ações da AMTT.

O acordo visa o intercâmbio de dados e informações, além do compartilhamento de conhecimento, objetivando a atuação integrada entre a AMTT e a PRF, contribuindo para o desenvolvimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Com a parceria, a AMTT terá acesso ao banco de dados do sistema multiagências da PRF e terá cursos, EAD e presencial, ofertados pela PRF, o que permitirá maior agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências de trânsito em Gurupi.

Além da disponibilidade tecnológica e troca de dados, a AMTT recebeu ainda a doação de três veículos da PRF para reforçar a estrutura de fiscalização de trânsito no município, sendo uma camionete e duas motocicletas.

Para a prefeita Josi Nunes, é mais uma parceria que tem o objetivo de apresentar resultados positivos para a comunidade, especialmente com relação a segurança no trânsito de Gurupi. “Estamos de mãos dadas com todos os órgãos de segurança, para reforçar as ações no município, melhorando nossa estrutura e ampliando os trabalhos. Hoje com essa parceria com a PRF, estamos adquirindo veículos que somam aproximadamente R$ 300 mil, tudo isso para equipar a nossa estrutura e fortalecer essa base de apoio da segurança no trânsito da nossa cidade”, comentou a prefeita.

Para o presidente da AMTT, Sargento Jenilson, destacou os benefícios que a parceria com a PRF irá gerar ao município. “Quem ganha é a municipalidade, com mais agilidade no atendimento das ocorrências, mais proteção para o agente, e mais presença do nosso sistema de segurança pública na nossa cidade. A troca de tecnologias entre os órgãos vai nos permitir com que o município tenha registro de ocorrências eletrônicas, dados estatísticos de forma eletrônica, e toda essa troca de tecnologia irá gerar uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão somando os bens que nós recebemos para os próximos quatro anos”, frisou.

O superintendente da PRF no Tocantins, Inspetor Almir Eustáquio, reforçou que o objetivo da corporação, com as parcerias, é reduzir os índices de acidentes de trânsito. “O termo consiste no repasse de tecnologia, além da doação das viaturas ao município. Temos dois objetivos, que é reduzir o número de acidentes graves e acidentes com mortes. É muito importante fortalecer esse trabalho entre instituições de fiscalização de trânsito, pois, juntamente com o município, várias ações podem ser desencadeadas, buscando assim, trabalharmos baseados em dados estatísticos visando a redução dos índices de acidentes”, disse.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura o representante da Polícia Militar, major Daniel Pimentel; os representantes do Corpo de Bombeiros, Sargento Marcosilac e Sargento William Gomes; o representando do Detran-TO, fiscal de trânsito Dácio Oliveira; secretários municipais; e os vereadores Jair do Povo; Rodrigo Ferreira; Mateus Monteiro; além de agentes da PRF e agentes municipais de trânsito.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi