Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

As escolas municipais de Gurupi, Professor Joel Ferreira Soares no Nova Fronteira e Domingos Barreira de Amorim no Jardim dos Buritis foram contempladas com uma parcela extra do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Governo Federal. O repasse foi calculado com base no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges), que é um instrumento de avaliação em todo o território nacional. A soma das parcelas pelas boas notas é de R$17.760 que já foram disponibilizadas nas contas das escolas.

O Ideges levou em consideração a adesão ao PDDE, atualização do cadastro das escolas, e a execução dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além da prestação de contas aprovada. Todas as escolas do país tanto da rede municipal quanto estadual foram avaliadas.

Esse monitoramento do FNDE tem a finalidade de checar se as escolas estão fazendo adequadamente a gestão do programa. “Tem sido um trabalho realizado com muita seriedade e responsabilidade desde a adesão ao programa, atualização de dados da unidade escolar no sistema, cumprimento de prazos, movimentação financeira, até a prestação de contas. Utilização do recurso com zelo e planejamento, buscando aplicá-lo no que realmente é necessário e que beneficie toda comunidade escolar”, pontuou Glades Regino de Lima, diretora da Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares.

De acordo com a Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa, este reconhecimento baseia-se numa gestão que tem como prioridade resultados positivos. “Os critérios do PDDE com relação à disponibilização de recursos para a escola variam, e são destinados tanto para aquelas que mais precisam, em relação a necessidade, como também tem aquelas que alcançaram melhores resultados. Todo o nosso trabalho voltado para a gestão é na melhoria de resultados, porque melhorar resultados é melhorar a vida das pessoas”, explicou.

PDDE

Criado há 26 anos, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. “O PDDE tem o propósito de contribuir com os estabelecimentos de ensino na manutenção e funcionamento da estrutura física e pedagógica favorecendo a oferta de meios necessários a elevação da qualidade de ensino, o fortalecimento da autogestão como meio de consolidação da escola democrática. É um recurso que tem somado com o desempenho das nossas atividades escolares”, disse a Coordenadora de Programas e Projetos e Captação de Recursos da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi, Vanuzia Rocha.

Ao todo 22 escolas da rede municipal de Gurupi foram contempladas com recursos financeiros do PDDE, para manutenção escolar, mas a partir dos eixos; PDDE Qualidade e PDDE Estrutura para serem aplicados em ações agregadas.