Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, informa que considerando o ponto facultativo de Carnaval, o expediente administrativo e de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s termina às 18h desta sexta-feira, 25, retornando às 13h da quarta-feira, 02 de março.

A aplicação da vacina contra a Covid-19, para crianças e adultos, vai acontecer até esta sexta-feira e será retomada na quarta-feira, 02, a partir das 13h, nas respectivas Unidades Básicas de Saúde.

A partir deste final de semana, o Centro de Triagem não estará funcionando aos finais de semana. O Centro, retornará com os atendimentos durante a semana, de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h. Há quase um mês, o Centro de Triagem estava funcionando todos os finais de semana, para diminuir o fluxo de pacientes na UPA em razão dos altos índices de contaminação por Covid-19, naquele período.

Segundo o secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, a ampliação de atendimento do Centro de Triagem aos finais de semana foi estratégico para atender a população durante um período de elevação nos índices de contaminação por Covid-19 e gripe. “Neste momento, com os índices de contaminação um pouco mais amenos, vamos retornar aos atendimentos do Centro de Triagem de segunda a sexta. Aos finais de semana, havendo necessidade, as pessoas poderão contar com os serviços da UPA 24h”, frisou o Secretário.

Ainda segundo Vânio, a UPA 24h e o Centro de Triagem continuam realizando atendimento e testagem normalmente, oferecendo testes rápidos IGG/IGM (sorologia) e também o RT-PCR (padrão) que é enviado ao Lacen, cujo resultado sai em 3 dias, em média.

O Centro de Triagem para Covid fica na Rua 05 esquina com Av. Alagoas, ao lado da Policlínica, no Centro de Gurupi. Seu funcionamento será retomado na próxima quarta-feira, 02, a partir das 12h, e durante a semana o horário de expediente normal é das 07h às 18h. Já os atendimentos médicos de urgência e emergência serão realizados de forma ininterrupta na Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas, no Jardim São Lucas.

Decreto

Na última terça-feira, 23, foi publicado no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 0230, que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 28 de fevereiro e 1° de março, segunda e terça-feira de Carnaval.