Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom/SEMUS

Fotos: Gabryell Carvalho – Secom

Neste último sábado, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), esteve no setor Bela Vista, em mutirão que deu início às atividades do CCZ deste ano.

A equipe do CCZ esteve com o Castra Móvel na Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão e realizou um total de 14 castrações e 15 testes rápidos de leishmaniose (Calazar). Nesta edição do mutirão, as castrações já estavam pré agendadas, atendendo uma demanda de dezembro de 2021. Já os resultados dos testes rápidos, confirmaram 10 positivos e 05 negativos para calazar.

O número de casos positivos é uma preocupação para a saúde pública do município. A Leishmaniose Visceral ou Calazar é considerada uma doença de grande importância em saúde pública em todo o mundo e tem aumentado sua incidência nas últimas décadas nas áreas urbanas.

O teste rápido utilizado pela equipe do CCZ em Gurupi é recomendado pelo Ministério da Saúde para a triagem de animais infectados, o chamado DPP (Dual Path Plataform), cujo resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. Caso seja positivo, é recomendado um segundo exame com o sangue do animal.

Em Gurupi, dando positivo para leishmaniose, os testes são encaminhados para o Lacen, laboratório do Estado, para fazer a contra prova. O animal passa por avaliação do estágio da doença, há tratamento para casos leves e iniciais, mas se caso estiver avançado a opção é a eutanásia. A decisão pelo tratamento ou eutanásia é de responsabilidade do tutor do animal.

Para a coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, o objetivo das ações descentralizadas é estar próximo da comunidade. “O controle das zoonoses e da proteção animal diz respeito à saúde pública, as ações descentralizadas estabelecem medidas efetivas para o controle e prevenção do calazar, assegurando qualidade de vida e saúde de todos. Além disso, facilitar o acesso das pessoas que não têm condições de estar levando seus animais até o CCZ, por isso a nossa estratégia é ir até os bairros”, explica Fluviana.

O secretário de saúde, Vânio Rodrigues, aposta na estratégia volante e descentralizada de atendimento às demandas. “Nossa equipe do CCZ é capacitada, oferece serviços estruturados e capazes de assegurar a saúde dos animais domésticos do nosso município. Com a estratégia de estarmos mais próximos das comunidades, por meio de ações descentralizadas, será mais eficiente detectar e adotar medidas precoces de controle e erradicação das doenças”, enfatiza Vânio.

Próxima ação

Para essa semana, o cronograma do mutirão de testes rápidos e castração, com a unidade do Castra Móvel, seguirá até o setor Vila São José, nesta sexta, 18, e sábado, 19. A equipe estará no Centro Comunitário, das 08h até as 16h, quando serão realizados testes rápidos de Calazar para cães e castração para cães e gatos.

Para realizar a castração, de gatos ou cães, é importante o tutor estar ciente de que o animal deverá estar 8 horas em jejum completo, de água e alimentos.

Serão disponibilizadas 15 vagas por dia, para castração e o atendimento será por ordem de chegada. Para ter acesso aos serviços, os tutores precisam apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 e usar máscara.