Assistência Social, Gabinete|

Por Leilane Macedo – Secom

(Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência)

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, juntamente com o Vice-prefeito, Gleydson Nato, e o Secretário Municipal do Idoso, Valdeci Júnior, participou do lançamento do programa nacional Serviço Civil Voluntário, que foi apresentado pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, nesta quinta-feira, 24.

O evento foi realizado no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), com a participação de mais de 90 prefeitos tocantinenses e foi prestigiado por deputados federais e estaduais. Na ocasião, o ministro explicou aos prefeitos a importância do programa que oferece às prefeituras a oportunidade de inclusão de trabalhadores desempregados por intermédio de cursos de qualificação profissional.

O programa é uma iniciativa firmada entre o Ministério do Trabalho e Previdência e o Sistema S, que oferecerá bolsa de meio salário-mínimo e auxílio-transporte aos participantes, além de ofertar mais de 200 cursos de qualificação. A ação terá duração até 31 de dezembro de 2022 e priorizará o público jovem, entre 18 e 29 anos, bem como os trabalhadores com idade acima de 50 anos e que estejam fora do mercado há mais de dois anos.

A Prefeita de Gurupi destacou que este programa social é bastante interessante. “Depois desta primeira apresentação do Ministro Onyx Lorenzoni nós vamos buscar entender como na prática o programa vai funcionar, qual é o recurso que virá para o município, qual os procedimentos que devemos fazer. Isso agora eu vou buscar junto ao Ministro em Brasília para entender o procedimento legal. Mas a ideia do Programa é bastante interessante”, frisou Josi Nunes.

Fotos: Lino Vargas – Secom

O Programa

Programa Nacional de Serviço Civil – Por meio do Programa Nacional de Serviço Civil as prefeituras de todo o Brasil poderão oferecer aos seus jovens uma oportunidade de renda, oferecendo via Sistema S mais de 200 cursos de qualificação, possibilitando mais dignidade, trabalho e prosperidade.

Os municípios que optarem por participar do programa irão se encarregar da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação, devendo observar a regulamentação da Medida Provisória e outras disposições do Ministério do Trabalho e Previdência.

Já os cursos serão ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes no município e em sua região.

As prefeituras interessadas em aderir ao Programa devem acessar o link: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/servico-civil-voluntario para conhecer os detalhes de como participar do Programa.

Fotos: Lino Vargas – Secom