Saúde|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Visando agilizar e melhorar a prestação dos serviços à comunidade, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), ampliou os pontos de distribuição de insulina nas farmácias públicas. Agora este medicamento passa a ser distribuído em 07 farmácias públicas.

Em Gurupi, segundo último levantamento realizado em dezembro do ano passado, 2.403 pacientes diabéticos estão cadastrados para receber o medicamento na rede pública de saúde.

“A ampliação dos pontos de oferta de insulina atende aos preceitos do SUS de descentralização do cuidado, integralidade e universalidade. Garantido ao morador acesso mais facilitado ao medicamento, junto à equipe de saúde da sua UBS. Acreditamos que isso melhora a adesão do paciente ao tratamento, controlando melhor a condição de doença e garantido a qualidade de vida do paciente diabético insulinodependente”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues.

As insulinas estão disponíveis para retirada nas farmácias das UBS Sol Nascente, Pedroso, Sevilha, Vila Íris; e com a ampliação o medicamento passou a ser ofertado também nas UBS Campo Bello e Vila Nova, e ainda na Farmácia Central, que fica na Av. Alagoas, entre as ruas 5 e 6, ao lado da Policlínica.

Farmacêutico Bruno Nunes do Vale, Farmácia Campo Bello.

“Desde outubro de 2021 estamos trabalhando para ampliação do acesso à insulina e insumos para pacientes diabéticos insulinodependentes. Nossa primeira ação, ainda neste mês, foi abrir um ponto de distribuição na Farmácia Vila Nova num esforço conjunto entre Departamento de Assistência Farmacêutica da SEMUS e Curso de Farmácia da UnirG. No mês seguinte, abrimos outro ponto na Farmácia Central e no dia 28 de janeiro de 2022 outro ponto na Farmácia do setor Campo Bello, somando 07 pontos de distribuição no município”, explicou a coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Thalita Melo França Costa.

Ainda segundo a coordenadora, podem retirar a insulina na rede pública de saúde, todos os pacientes diabéticos insulinodependes usuários do Sistema Único de Saúde ou não. Para cadastro e posterior acesso à insulina, o paciente deverá apresentar receituário médico atualizado com dose e orientação de uso, documento de identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Horário Estendido

As farmácias públicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tiveram o horário de funcionamento ampliado, passando a funcionar no mesmo horário de atendimento das Unidades, que é das 07h às 17h, respeitando o intervalo de almoço do profissional.

Já a Farmácia Central está funcionando das 7h às 17h sem intervalo. “Isso para atender melhor aos usuários SUS que dispõe do horário de almoço para retirada de medicamentos e os pacientes atendidos pelo Centro de Triagem Covid”, destacou Thalita Melo.