Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

A primeira reunião sobre o reajuste de 33,23% para professores da rede pública da educação básica oficializado pelo Ministério da Educação (MEC) foi realizada na Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) regional de Gurupi. Além da elevação salarial que será de R$2.886 para R$3.845 foi discutida ainda a lei do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação.

Uma análise detalhada do impacto orçamentário aos cofres municipais, ao ser implantada as progressões salariais, foi a pauta principal da reunião que foi mediada pelo gestor da Educação Municipal, Davi Abrantes. De acordo com o Diretor Executivo da SEMEG, Jônatas Barreto, esse encontro com a presidente regional do Sintet, Gabirela Zanina foi agendado a pedido da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que já havia sinalizado para o cumprimento do piso do magistério.

Conforme o próprio Sintet, a gestão municipal tem buscado o cumprimento do piso e que o reajuste salarial de 33.24% seja aplicado na carreira dos professores. “Como sempre a gestão está nos atendendo pois é de suma importância para o sindicado e para a gestão, essa parceria tanto em nome da Prefeita, Josi Nunes quanto do Secretário da Educação, Professor Davi Abrantes. O sindicato vê com bons olhos essa parceria e estamos juntos, lutando para que este piso seja aplicado a lei seja cumprida e que o direito desses trabalhadores seja reconhecido e valorizado”, disse Gabriela.

Data-base

A presidente do sindicato lembra que outras demandas semelhantes já foram atendidas, como a recente progressão salarial com o enquadramento do PCCR atrasado desde 2015. “A Prefeita honrou com o compromisso que ela fez com o Sindicato implementando a progressão e também pagando os retroativos”, lembra.

Gabriela reitera que a data-base prevista a partir de 1º de maio deste ano segue em negociação com o executivo municipal para que seja definido e repassado o valor ofertado. “Sobre a data-base que foi retirada em novembro do ano passado, Josi Nunes também já sinalizou que, chegando à documentação do Tribunal de Contas do Estado essa data base vai retornar para o servidor”, concluiu a presidente do Sintet.