Educação|

Por: Débora Ciany – Ascom Semeg

Fotos: Divulgação Semeg

Em menos de 15 dias à frente do cargo, o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes, realizou visitas técnicas nas 26 unidades de ensino da rede. O gestor colocou como prioridade na agenda externa as reuniões setoriais com equipes pedagógicas e diretivas e a verificação de espaços e ambientes de salas de aula e dos prédios escolares.

Foram duas semanas percorrendo escolas e creches e entidades filantrópicas parceiras da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMEG), na assistência educacional de crianças e adolescentes. Segundo o Secretário, o objetivo é desenvolver uma gestão compartilhada e completamente alinhada com os anseios da comunidade escolar.

“Sempre que houver a necessidade de visitar as escolas o faremos. O intuito é participar, conhecer a realidade, acompanhar o desenvolvimento, saber quais as dificuldades enfrentadas pela gestão da escola. O melhor dessas visitas é conhecer de perto tudo que acontece dentro das unidades e trazendo para Secretaria Municipal da Educação uma discussão para alinhamento e mecanismos para sanar ou mesmo amenizar os problemas, tanto pedagógico quanto estruturais das nossas instituições de ensino”, planejou Davi Abrantes.

Pedagógico

Nas salas de professores durante as visitas às instituições de ensino, Abrantes se reuniu com diretores escolares e professores para discutir questões de gestão pedagógica e relativas ao conteúdo didático pedagógico. “Esse foi o nosso olhar principal porque é o núcleo da escola, é cuidado dessa parte pedagógica que podemos ter os resultados positivos que esperamos, na perspectiva de alcançar o objetivo de alfabetizar as nossas crianças que tiveram uma lacuna de dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19”, frisou o secretário.

Para o gestor da pasta, um dos gargalos na rede de ensino municipal de Gurupi é a formação de professores da educação básica voltada aos anos iniciais. “É entre os nossos profissionais de primeira fase onde encontramos a maior fragilidade na alfabetização, é por essa razão que queremos focar no suporte a esses professores para que eles tenham condições de utilizar as ferramentas pedagógicas que vão auxiliar nesse processo de alfabetização, na tentativa de amenizar os impactos sofridos no processo ensino aprendizagem nesse período de pandemia”, disse.

Na segunda quinzena de janeiro deste ano professores da Educação infantil que atuam com turmas nos níveis fundamental I e II da rede municipal de Gurupi passaram por uma formação para uso de novo material didático.  O Núcleo de Formação Continuada (NFC) da SEMEG realizou uma live no Canal da SEMEG no YouTube em que abordou a adesão ao sistema de avaliação de rendimento escolar, o Aprova Brasil.

Infraestrutura

Para solucionar reparos nas partes hidráulica e elétrica e manutenções emergenciais em geral, como limpeza de caixa d ‘água e capinação nas unidades de ensino, a equipe de limpeza e manutenção escolar da rede municipal de Gurupi ganhou reforço. A equipe de manutenção que contava com cinco servidores para atender toda a rede foi reforçada com a contratação de mais dez operários.