Saúde|

Por Niceia Menegon

A chuva que ameaçou cair, não atrapalhou a grande caminhada em favor da vacina que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 18, pelas principais ruas da Capital da Amizade. Aproximadamente 600 pessoas escolheram caminhar juntas pela defesa da ampla vacinação em Gurupi.

A caminhada partiu por volta das 16h, da sede da Secretaria de Saúde, na Av. Pernambuco, entre a rua 1 e 11. Passou em frente à sede da Prefeitura, na rua 1, e percorreu a av. Goiás até o Parque Mutuca. Com um trio elétrico entoando músicas sobre a vacina e abrindo o caminho para o público. Comerciantes e consumidores, da Av. Goiás, puderam acompanhar e perceber a mobilização.

Foto: Pedro Gomes

A vendedora Natália Ferreira Brito, 24 anos, que estava no seu horário de expediente e assistia a passagem do público da caminhada pela Av. Goiás demonstrou apoio e incentivo à iniciativa. “Essa mobilização é necessária, as pessoas precisam tomar as três doses da vacina” reforçou Natália.

Participaram da caminhada, centenas de servidores municipais da saúde, autoridades e gestores municipais, além da comunidade gurupiense. A caminhada marcou o início das atividades da campanha #VacinaAmiga, lançada no último dia 09, e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Rede Colaborativa e dos profissionais da saúde de Gurupi.

“Hoje podemos afirmar que Gurupi, a Capital da Amizade, é amiga da vacina! Quero agradecer todas as pessoas que caminharam conosco hoje, a participação de todos é fundamental para atingirmos a meta de 90% de vacinação, com a segunda dose, e colocar Gurupi no cenário estadual como a cidade mais vacinada do Tocantins” enfatizou a prefeita Josi Nunes, se referindo a massiva participação do público na caminhada, durante o encerramento da caminhada.

Foto: Pedro Gomes

O secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, afirmou que a campanha #VacinaAmiga é um pacto pela vida, esse movimento e a união que se formou pela causa, ficará marcada na história do Município. “É a maior campanha de vacinação desse Estado e merece a maior premiação. Queremos atingir a meta antes de vacinação antes de dezembro!!” provocou Vânio, anunciando que na próxima semana será lançado o edital para as premiações da campanha, mas já está garantido o sorteio de uma moto Honda Pop e cerca de R$ 20 mil, de doações, que será dividido em vários PIX’s ao longo da campanha.

A maioria dos vereadores estavam presente, entre eles o vereador André Caixeta. “A população de Gurupi precisa se vacinar para que tenhamos mais segurança, inclusive com nossos familiares e com quem amamos. Garantindo o que Deus nos deu de mais valioso que é a vida!” afirmou Caixeta.

A equipe de servidores do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, chegaram usando tiaras temáticas da campanha, confeccionados por eles, com frases que incentivam a vacina, e fizeram sucesso. Para a coordenadora da área da saúde bucal da Secretaria de Saúde, Lorena Paula de Freitas, a caminhada é só o início das atividades da campanha. “Estamos empenhados em demonstrar o empenho pela campanha da vacina, sabemos o quanto a vacina é importante. Estamos juntos por essa causa!” enfatizou Lorena.

Os servidores da UnirG também participaram, segundo o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a Instituição abraçou a campanha. “Levamos esse movimento pra dentro da UnirG e a aceitação foi imediata. Hoje estamos aqui para somar e multiplicar essa ideia, até atingirmos o objetivo final” afirmou Thiago.

“Com a vacina, conseguimos reduzir as mortes. Com a vacina, conseguimos amenizar os sintomas da Covid-19 e reduzir a hospitalização. Não tenho dúvidas que seja a única alternativa para continuarmos melhorando os índices de saúde da população gurupiense”. Essa fala é da vacinadora da secretaria municipal de saúde, Suiane Dias Gomes, que desde o início esteve na linha de frente, aplicando as doses de vacina nas pessoas.

Foto: Pedro Gomes

O encerramento aconteceu por volta das 17h30, no Parque Mutuca. Outras ações estão previstas para acontecer ao longo da execução da campanha #Vacinaamiga.