Educação|

Por Débora Ciany – Ascom SEMEG

O dia de homenagear a arte circense, é só no domingo 27 de março, mas o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Divina que fica no Residencial Jardim dos Buritis em Gurupi antecipou a celebração para comemorar em clima de Circo os 7 anos de fundação da unidade escolar. Com direito a bolo, apresentações artísticas, decoração temática com muito colorido e professores fantasiados a caráter, a festa envolveu todas as turmas e servidores e foi realizada na tarde desta sexta-feira, 25.

Foto: Pedro Gomes

A diretora de gestão pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) Marquilia Resplandes, participou das comemorações representando o gestor da Educação Municipal, Davi Abrantes, que cumpre agenda oficial em Palmas. “O CEMEI Irmã Divina foi o primeiro a ser inaugurado e não foi por acaso, já que está é uma região estratégica, pois atende alunos do Sol Nascente, Parque dos Buritis, Jardim dos Buritis, Vila Pedroso que são bairros mais populosos. Temos aqui professores bem preparados, inclusive a nossa primeira formação para a Educação Infantil este ano foi neste CEMEI, porque acreditamos que foi uma decisão estratégica no sentido de trabalhar com essa região bastante populosa”, disse.

Foto: Pedro Gomes

Já a diretora do CEMEI, Nádia Santos, comemorou o envolvimento de toda a equipe escolar no evento. “São sete anos de um sonho realizado. Estamos vindo de dois anos no ensino remoto por causa da pandemia e não tivemos comemoração de aniversário, mas graças a Deus este ano já foi possível. Escolhemos esse tema alegre que é o circo e trabalhamos essas duas comemorações de forma interdisciplinar”, explicou.

Estrutura

O CEMEI Irmã Divina atende de forma integral crianças com idades de 1 ano até 3 anos e meio por um período de dez horas diárias. Já na modalidade parcial conta com alunos de 4 e 5 anos que estudam na pré-alfabetização. Atualmente tem matriculadas 269 crianças.

A estrutura dispõe de salas para o berçário com dormitório e banheiros internos, e salas para o maternal I e II. A unidade escolar foi oficialmente inaugurada em 12 de março de 2015.

História

O nome do CEMEI é uma homenagem à irmã Divina da Silva Santana, mãe de quatro filho biológicos e de centenas de outros filhos adotivos, fruto do seu trabalho filantrópico que realizou em Gurupi de março de 1985 até agosto de 2009 quando veio a falecer em decorrência de um infarto. Irmã Divina como ficou conhecida no Tocantins, pelo seu legado com a adoção de pessoas carentes, era natural de Rubiataba (GO).

Quando se mudou para Gurupi com a família passou a acolher em sua casa crianças carentes, e logo transformou sua residência na ‘Creche Irmã Divina’. Mesmo tendo ficado paraplégica ao sofrer um acidente de carro em 1992, próximo a Uberlândia (MG), ela seguiu com seu trabalho voluntário tendo adotado cerca de 800 crianças.