Desenv. Econômico, Geral|

Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com informações da assessoria da Jucetins

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), divulgou nesta quarta-feira, 23, o ranking dos municípios mais rápidos para se abrir uma empresa. Gurupi mais uma vez foi destaque e é a primeira cidade do Estado, com menos de cinco horas para fazer a consulta prévia.

A consulta prévia é um procedimento realizado pelos municípios, que consiste em uma pesquisa para verificar a possibilidade do exercício da atividade econômica a ser desenvolvida pela pessoa jurídica no endereço escolhido. Este procedimento é uma fase importante no processo de abertura de uma empresa.

O levantamento feito pela Gerência de Planejamento da Jucetins mostrou que entre as 10 prefeituras com maior movimentação de processos, que alcançaram as melhores médias de tempo para realizar a consulta prévia no mês de fevereiro, Gurupi ficou em primeiro lugar (04:03:55) – quatro horas, três minutos e cinquenta e cinco segundos, seguida de Porto Nacional (07:37:35) e Dianópolis (07:47:07).

Outro fato positivo é que Gurupi diminuiu mais da metade do tempo que levava para abrir uma empresa em relação ao ano passado, onde também ficou em primeiro no ranking, mas com um tempo de 13:00:43 (treze horas e quarenta e três segundos).

Para a diretora municipal de Indústria e Comércio, Daniella Vitorino, esta agilidade é fundamental para a retomada da economia. “Com a retomada do setor econômico após o período mais crítico da Pandemia, as pessoas precisam de emprego. Então quanto mais rápido conseguirmos abrir as empresas, mais rápido estarão sendo abertas novas vagas de emprego para a comunidade”, afirmou.

A diretora também ressaltou outro ponto importante, que é o apoio da atual gestão ao empresariado. “A Prefeita Josi Nunes está sendo muito sensível à causa dos empresários e da população. Ela tem empenhado a gestão para tratar bem os empresários e apoiá-los para que abram vagas de trabalho para a comunidade. Tanto é que dispomos da Sala do empreendedor e em breve contaremos com o espaço do empreendedor, que será bem mais amplo”, relatou.

Além da Sala do Empreendedor, responsável pelos microempreendedores, Gurupi também conta com a Rede SIM/Simplifica Tocantins, na Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, para a abertura de empresas. A responsável pelo setor, Teresinha Cirqueira, explica que todo processo é online e interligado com outros órgãos como a Receita Federal, Jucetins, Sefaz, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, tudo para agilizar o procedimento.

“Todas as aberturas, alterações e baixas foram unificadas, com isso, trabalhamos com o mesmo portal interligado com os demais órgãos. Sendo assim, o empresário ou contador faz todo o processo do seu próprio escritório, ou seja, facilitou muito. Em Gurupi foram 181 solicitações e todas analisadas no menor tempo, ficando em primeiro lugar, isso é gratificante”, disse Teresinha.