Gabinete|

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a prefeita Josi Nunes, participou na tarde desta quarta-feira,09, de um talk show promovido pelo Sebrae como o tema “Mulheres Empreendedoras”, além da prefeita participaram a Diretora do Sebrae, Eliana Castro, e a empresária Marise Tanaka. O talk show foi conduzido pela empreendedora Paloma Arruda, que iniciou o evento destacando que ‘só não erra quem não faz’.

A gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar, explica que o evento teve como objetivo expor os desafios de ser mulher empreendedora, seja na política, no setor privado, no agronegócio. “Nós estamos na semana da mulher e este tema é importante porque a mulher tem se destacado muito, conquistado posições nas empresas, na política, mas muitas vezes são olhadas as vulnerabilidades da mulher e não seus pontos fortes, então, apesar de tudo e todas as dificuldades, a elas têm se destacado e conseguem desempenhar várias funções com excelência”, destacou.

Como representante da mulher na política, a prefeita Josi Nunes, disse que a missão é bastante desafiadora e por ser um meio ainda muito masculino, às vezes, causa insegurança nas mulheres, sendo um dos motivos da pouca participação feminina na política. “É importante a mulher participar da política, ter este avanço. Hoje as mulheres são maioria nas universidades, estamos ocupando funções de gestão nas empresas, mas a participação na política ainda é tímida, não passando de 20%”.

Foto: Lino Vargas

Josi, eleita primeira prefeita mulher de Gurupi, diz que há muitos anos quando foi disputar um dos mandatos de deputada sentiu certa resistência das mulheres em apoiá-la, mas na eleição de 2020 ela foi abraçada pelas mulheres, principalmente, após sua competência por ser mulher ter sido questionada pelo o ex-prefeito. “Quando minha competência, por ser mulher, foi colocada como inferior, as mulheres de Gurupi se uniram e me acolheram, e isso prova que nós mulheres estamos mais unidas, preocupadas com as outras, e é assim que devemos andar: de mãos dadas”, enfatizou completando que as mulheres devem deixar de julgar a outra, de competir, e aprender a valorizar e estender a mão. “Devemos nos unir e assim faremos grande diferença na sociedade”, finalizou.

Foto: Lino Vargas

A empresária do ramo de piscicultura, Marise Tanaka, disse que está em um segmento muito masculino, então o desafio ultrapassa o de ser apenas empresária. Ela conta que muitas vezes sentiu o olhar de dúvida, de questionamento de competência, mas por outro lado, destaca que a vantagem em ser mulher neste ramo é o olhar mais refinado e atento e isso propicia a entrega de um produto com mais qualidade.

Foto: Lino Vargas

ara a diretora do Sebrae, Eliana Castro, a mulher em cargos de liderança tem se destacado em razão da sua competência. “As mulheres estudam mais para que realmente ocupem estes espaços com resultados, isso garante a permanência nestas funções, além de inspirar outras mulheres para ocupar estes cargos. A mulher tem uma inteligência diferenciada, tem uma capacidade maior de gerir pessoas, por entender melhor o outro, até mesmo pelo instinto maternal e acolhedor, e isso faz com que ela se sobressaia”, enfatiza completando que as mulheres além de estarem ocupando cargos de liderança, estão também empreendendo, gerando emprego e renda.