Saúde|

Por Niceia Menegon -Ascom / Semus

A Secretaria de Saúde de Gurupi – SEMUS está finalizando os preparativos para o lançamento da nova campanha de sensibilização e incentivo à vacinação no município.

A campanha será lançada nesta quarta-feira, 09, a partir das 19h, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e contará com a participação de autoridades locais, lideranças e empresariado que está colaborando por meio de uma rede colaborativa.

Com o mote #VacinaAmiga, a campanha faz alusão ao título de Capital da Amizade que Gurupi representa. A estratégia pretende envolver e mobilizar empresários e toda a comunidade para atingir uma meta ousada nos índices de vacinação do município. Todos os detalhes serão apresentados durante o evento de lançamento, nesta quarta, 09.

Mais do que trabalhar pela proteção e segurança que a vacina oferece à saúde das pessoas, a ideia também é combater a desinformação que assola grande número de incrédulos pela ineficácia da vacina, principalmente nas crianças. “Estamos com dois pontos exclusivos de vacinação para crianças e a procura tem sido muito baixa, muito se deve pelas informações não oficiais e inverídicas que circulam na comunidade” pontua a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares.

Índice vacinal

Até o momento, cerca de 67% dos gurupienses já se vacinaram com a Primeira Dose, outros 47% garantiram a Segunda Dose e apenas 15% de pessoas garantiram a dose de reforço.

“Acabamos de sair de um novo surto, mas não podemos ‘baixar a guarda’. A rede pública de saúde está fazendo a sua parte, o que precisamos é sensibilizar e provocar a sociedade para um grande pacto pela vida, unindo forças para ampliar a vacinação em Gurupi. Precisamos elevar os índices do esquema vacinal completo para assegurar uma proteção mais efetiva e diminuir os impactos sociais e econômicos” explica Vânio, se referindo à Rede Colaborativa proposta pela gestão municipal, no início de fevereiro deste ano.

Rede Colaborativa

A vacinação é o primeiro tema a ser trabalhado pela Rede Colaborativa, que tem como intuito ampliar os índices de vacinação. A Rede Colaborativa é uma iniciativa criada pela Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e pelo Vice-prefeito, Gleydson Nato, no início do mês de fevereiro, que tem por objetivo reunir entidades da sociedade civil organizada do município para debater assuntos em conjunto, visando o desenvolvimento do município, promovendo uma gestão participativa, por meio das entidades representativas de classes.