Saúde|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Muita orientação e quintais ganhando borrifação com cheiro de menta! É assim que os agentes de endemias da Prefeitura de Gurupi têm realizado o trabalho de combate ao mosquito Aeds Aegypti.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O cheiro de menta é a novidade vinda de um investimento no inseticida Cielo-ULV, que é considerado atualmente no mercado, o mais inofensivo ao meio ambiente, aos animais e às pessoas. “É um inseticida muito mais prático e fácil de trabalhar. Além disso, não deixa nenhum odor. Nós agentes, estamos muito satisfeitos no manuseio deste novo inseticida”, afirmou Danilo Donato da Silva, agente de combate a endemias.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Este reforço no combate à dengue em Gurupi, com borrifação e varredura nos bairros, é feito com o objetivo de eliminar os focos e combater o mosquito Aeds Aegypti. Além disso, está sendo feita a orientação dos moradores, pois o agente bate de porta em porta com informações importantes sobre como fazer a limpeza dos locais que podem se tornar possíveis focos da dengue.

Um dos primeiros bairros a receber o bloqueio químico foi o setor Nova Fronteira. A residência da dona Maria do Socorro Moreira Pires foi uma das visitadas. “Eu fico muito preocupada em combater os focos do mosquito na minha casa, já que tenho um quintal grande com muitas plantas e vasos. E essa visita dos agentes é muito boa, é uma benção! É um trabalho muito importante, sempre agradeço a eles”, disse a dona de casa.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

“O trabalho da equipe de bloqueio é de suma importância e faz parte do Plano de Ações do Combate à Dengue. A equipe do bloqueio faz a varredura, orienta os moradores para que eles cuidem mais dos seus imóveis e vistoriem seus quintais. Porque com este período de sol e chuva repentina acaba sendo propício para proliferação do mosquito”, explicou a Coordenadora de Endemias de Gurupi, Cristiane Neves.

A coordenadora orienta os moradores para que recebam os agentes, que seguem trabalhando em toda cidade. “A equipe do bloqueio é uma equipe treinada, qualificada para fazer o manuseio das bombas e do inseticida. Nós só pedimos que a população os receba e que coloque em prática todas as orientações repassadas por eles”, reforçou Cristiane.