Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom Semus

Nesta quinta, 07, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), visitaram 15 unidades escolares de Gurupi levando palestras, atualização dos cartões de vacina, pesagem e medição da altura dos alunos, dinâmicas e muita conscientização. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Educação.

O secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes, acompanhou as atividades na Escola Lenival Correia, no Setor Alto da Boa Vista. Para ele, essa parceria entre as pastas traz inúmeros benefícios aos alunos. “Devemos sempre aprimorar nossas ações educativas. Cuidar da saúde das nossas crianças também é responsabilidade da Educação, juntos construiremos uma educação fortalecida e saudável”, enfatizou Davi.

Foto Nicéia Menegon

“É importante que a área da saúde esteja mais próxima dos alunos e, por meio da escola, isso é possível”, pontuou a diretora da Escola Lenival Correia, Elisângela Rodrigues Aguiar Mourão. Se referindo ao acompanhamento que as equipes estão realizando em relação ao cartão de vacina e as informações do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

No dia que é celebrado o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, as crianças tiveram um dia com programação diferente nas escolas. “Prevenção de Covid-19 nas escolas” foi o tema principal trabalhado com os alunos, mas teve teatro de fantoches, distribuição de ovos de chocolate, vídeos educativos e atividades de saúde bucal, com distribuição de kits da saúde bucal.

Como complemento ao tema principal, as equipes da área de saúde bucal trabalharam as boas práticas de higienização com as crianças, como a escovação e conscientização dos cuidados com a boca, de forma lúdica e educativa.

Foto: Lino Vargas

Cartão de vacina em dia

“Estamos pesando e medindo as crianças, além de verificar o cartão de vacinas. Se tiver alguma vacina em atraso, vamos mandar recadinho aos pais para se dirigir até a UBS e atualizar as doses de vacina da criança”, explicou Ana Cleia Pereira Pinto, Agente Comunitária de Saúde, que atua na Unidade Básica de Saúde – UNS Parque das Acácias, durante a atividade na Escola Lenival Correia.

Durante as atividades do PSE, as equipes das UBS’s estão realizando um mapeamento dos cartões de vacina que estão em atraso. Assim, será possível fazer uma leitura de cenário para a próxima campanha de vacinação das crianças e, também, para facilitar a busca ativa de quem precisa vacinar.

“Qualquer ação que a Saúde traz pra dentro da escola é muito significativa porque vai incorporar à nossa prática da educação e agregar mais oportunidades de aprendizagem para as crianças, pra nós é bem-vinda”, frisou Vanderlene Dias de Oliveira Brito, diretora do CEMEI Oneide de Sousa Coelho, no Setor Campo Bello.

Foto: Nicéia Menegon

Foto: Lino Vargas

Mais ações

Para fechar a semana, nesta sexta-feira, 08, será a vez do CEM Ari Ribeiro Valadão Filho, conhecido como Arizinho, no setor Waldir Lins, receber as ações no período das 07h às 11h e das 13h às 17h. A programação segue com a mesma programação de palestras educativas, dinâmicas e interações.

Programa Saúde na Escola – PSE

O Programa Saúde na Escola – PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituída desde 2007, pelo Ministério da Saúde. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Foto: Nicéia Menegon