Tecnologia e Inovação|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Fotos: Divulgação

Um dia de troca de experiências e de conhecimentos na área de inovação e tecnologia envolveu vários pesquisadores de Gurupi durante o “Encontro de Colegas do Ecossistema de Inovação do Open Innovation Brasil”. O evento, realizado no último fim de semana, foi organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Programa InovaGurupi.

O movimento do Open Innovation Brasil está completando 5 anos e um dos maiores entusiastas, Henry Suzuki, organizou esse grande encontro de colegas no ecossistema de inovação em todo o Brasil. Esse evento, de todas as redes, teve hubs presenciais em todas as 27 capitais, mais algumas cidades em todo o país.

Segundo a organização, o objetivo maior foi o encontro de colegas e a possibilidade de conhecer mais gente que atua no ambiente de inovação, além de ampliar o trabalho em rede, inclusive reunindo redes e iniciativas já existentes.

“Gurupi faz parte desta grande rede nacional e internacional do Ecossistema de Inovação Open Innovation e essa conexão é fundamental para a atualização, troca de experiências, networking e principalmente contribuir para que a inovação sustentável se torne cada vez mais acessível a toda a população da nossa região sul do Tocantins”, Lady Sakay.

Já Adriana Terra, Coordenadora do InovaGurupi, destaca que o convite para participar do grupo Open Innovation oportunizou que a Região Metropolitana de Gurupi tenha acesso à Rede Nacional de eventos Open Innovation Brasil o que permite fortalecer a cultura de inovação regional pelo poder da colaboração.

Participantes

Em Gurupi vários parceiros do ecossistema participaram do encontro, entre eles: o professor Adriano Moreira, membro do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Gurupi – UnirG; Alex e Keoma Cangussu da Startup Antigen, que desenvolve vacinas e professor da UFT; o diretor do Instituto Federal do Tocantins, campus de Gurupi, Marcelo Terra, Jheffersom, Gleuter e Mônica da Equipe da Incubadora InovArt de economia criativa; Ana Cristina do Ecossistema de Inovação; Marise Tanaka Suzuki, proprietária da Ikigai piscicultura sustentável; Adriana Terra, que é Coordenadora do InovaGurupi; além da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Saky, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias.