Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Um sorteio realizado na tarde de terça-feira, no auditório do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Gurupi (Ipasgu) definiu as chaves de disputa de todas as categorias que vão se enfrentar na 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e paradesportivos, etapa municipal de Gurupi. A fase municipal será realizada de 25 a 29 deste mês com os jogos no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula.

Quatro escolas da rede municipal de Educação estarão entre as representantes locais nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 e 17 anos e vão competir nas modalidades de futsal, voleibol, handebol e vôlei de praia. Do sorteio das chaves participaram ainda outras unidades de ensino da rede estadual e particular, além de instituições que atuam com iniciação esportiva.

Preparativos

Segundo a Supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Mônia Praxedes os alunos atletas da rede vêm sendo preparados com treinos inseridos na rotina e atividades esportivas nas unidades escolares tanto durante as aulas quanto no contraturno. “Os professores costumam marcar os treinos em outros horários para não atrapalhar as aulas visto que estes só ocorrem uma vez por semana”, explicou.

Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg

Gurupi não será só sede da fase regional Gurupi terá ainda duas equipes classificadas para essa etapa. “Temos uma escola com grande chance para chegar à classificação que é a Escola Rural de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira que fica no Povoado Trevo da Praia que é a atual vice-campeã regional do JETs edição realizada em 2019”, avaliou a supervisora.

Ainda segundo Monia Praxedes o momento é de muita expectativa não só para os alunos atletas que vão está dentro das quatro linhas, mas também por professores e quem está envolvido na organização do evento que ficou por dois anos prejudicado pela pandemia da Covid-19. “Nós também estaremos retornando a um importante palco de disputas que é o ginásio de esportes Idanizete de Paula que por 9 anos ficou de portas fechadas, e todo esse envolvimento, essa animação entorno da vontade de chegar a fase regional, ir para estadual que será realizada em palmas e se conquistar vitória até essa etapa ainda chegar a disputar no Rio de Janeiro, que é um sonho que move muitos atletas”, concluiu.

Abertura

A cerimônia de abertura oficial dos JETs fase municipal de Gurupi será realizada, na segunda-feira, 25 de abril, no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula que fica na Avenida Rio Grande do Sul esquina com a Rua 09, centro de Gurupi. O evento vai contar com o tradicional acendimento da pira olímpica e apresentações artísticas.

Nesta quarta-feira, 20, o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes esteve visitando o local dos jogos junto com uma equipe técnica da pasta. Na ocasião foram definidos os últimos detalhes da organização do evento e definidas ações de bastidores para a disputa.

Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg