Gabinete|

Por Meiry Bezerra – Jornalista Ascom/UnirG

Foi realizada na manhã de hoje, 19, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva, a entrega dos alimentos arrecadados no 39º Cidadão Universitário, em Gurupi. Nesta edição do projeto, 22 entidades receberam os donativos que irão atender à comunidade que necessita de alimentos não perecíveis. Ao todo foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos, 58 bolsas de sangue e foram realizados ainda 101 cadastros de medula óssea.

De acordo com a Prefeita Josi Nunes, presente no evento, no município são cerca de 12 mil pessoas que atualmente necessitam de algum tipo de assistência. “A UnirG está mais uma vez dando a sua contribuição, com a mesma responsabilidade social que já exerce em outras áreas, como na saúde e na educação. Essa é mais uma das atividades que essa Instituição promove e que demonstra seu compromisso com a sociedade”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom

O diretor financeiro da Fundação UnirG, Oximano Jorge, que representou o presidente Thiago Miranda, lembrou a importância da iniciativa da UnirG na extinção dos trotes vexatórios. “Em muitos lugares do País já ocorreram tragédias em trotes violentos. A UnirG escolheu outro caminho e aqui os acadêmicos são convidados a conhecer a realidade das pessoas necessitadas, ao mesmo tempo em que atuam para amenizar as dores das pessoas que precisam, sejam de alimentos ou de sangue”, destacou.

A reitora da Instituição, Drª Sara Falcão, ressaltou a importância dessa iniciativa em um momento em que muitas famílias precisam de apoio. “Ainda estamos saindo de uma pandemia, um período muito delicado para todos, mas a Universidade permanece atuante e cumprindo o seu papel social. Esses donativos certamente farão muita diferença na vida de quem precisa de ajuda”.

Emocionada, a supervisora do Mesa Brasil Sesc, Tatiane Barreto, agradeceu aos acadêmicos voluntários e aos representantes das entidades beneficentes. “Os universitários colaboram com uma rede de entidades que levam amor e ajuda. A solidariedade faz sim muita diferença e precisamos acreditar nisso todos os dias. Ao longo desses anos a UnirG já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos e atendeu seis cidades da nossa região. Agradeço imensamente e todo o esforço e participação de todos”.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Aparecida Bezerra, agradeceu o envolvimento de toda a comunidade acadêmica que, a cada semestre, contribui com a realização do projeto. “Estamos felizes com o retorno presencial de nossas atividades, com o envolvimento dos representantes de cursos, professores e coordenadores que motivaram a todos”.

Ela destacou ainda a intensa participação dos acadêmicos de Paraíso do Tocantins que arrecadaram duas toneladas de alimentos, já entregues à comunidade. “Chegamos naquela cidade há pouco tempo, mas nossos alunos já estão se envolvendo com as causas locais, contribuindo com a sociedade. Nossa palavra é de gratidão a todos que estão envolvidos nesse projeto”, frisou.

Foto: Lino Vargas – Secom

Os representantes do curso de Enfermagem, equipe campeã dessa edição da gincana solidária, receberam um tablet como prêmio. “Foi muito bom ter participado desse projeto. Pude perceber que a UnirG não está preocupada apenas com seus alunos, mas que a todo o tempo está empenhada em oferecer à comunidade projetos, ações que beneficiam a sociedade. Todos os alunos da nossa turma contribuíram, as pessoas nos ajudaram e pudemos colaborar com esse projeto tão bonito”, disse a representante da turma vencedora, Ana Beatriz Leão.

Foto: Lino Vargas – Secom

O evento contou ainda com a presença do vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Fábio Pegoraro, do Supervisor de Região Sesc Gurupi, Edson Mauro e Roney Cirqueira, representante da Fecomércio.

As entidades beneficentes atendidas são:

1 – ABEMN

2 – ABRIGO IDOSO SÃO TIAGO – ARAGUAÇÚ