Cultura e Turismo|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Gurupi recebe nesta sexta-feira, 06, e sábado, 07, o curso de Capacitação de Avaliadores Juninos, realizado pela Coordenação de Avaliadores Juninos do Tocantins (CAJUTO) e Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins – FEQUAJUTO.

O curso é gratuito e conta com apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os interessados podem fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico disponível neste link: https://forms.gle/3krF3S8AbTiQRwD57.

Segundo a organização, este será o primeiro de 03 cursos de Capacitação de Avaliadores Juninos que serão realizados também em Palmas e Araguaína. O objetivo é ampliar o número de avaliadores juninos no Tocantins, sendo propósito capacitar, aperfeiçoar, atualizar e os credenciar para serem “jurados dos concursos juninos 2022’’.

Serão realizados fórum de diálogos sobre a cultura popular junina e a pluralidade, que possibilite o entendimento do universo conceitual e como os concursos de quadrilhas juninas são realizados, tendo o propósito de orientar o avaliador ou jurado junina para atuar, entender sua função na análise da dança da cultura junina, com base nos critérios previsto no regulamento.

O curso em Gurupi será ministrado no Centro de Convenções Mauro Cunha. Na sexta-feira, 06, a partir das 19 horas; e no sábado, 07, das 9h às 12h e das 14 às 17h.

A secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Amanda Costa, ressalta que esta é uma ação encabeçada pela CAJUTO e FEQUAJUTO, com apoio da Prefeitura de Gurupi. “Foi firmado um acordo entre todos os envolvidos nesta capacitação que apenas os avaliadores que participarem e obtiverem êxito neste curso estarão aptos e habilitados para julgar nos concursos juninos que forem realizados em 2022”, frisou, ressaltando que as Prefeituras de Palmas e Araguaína também firmaram este acordo.