Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza mais uma etapa das cirurgias de catarata. Nesta quinta, sexta e sábado, 21, serão atendidos cerca de 150 pacientes dos municípios que abrangem a região Sudeste e da Ilha do Bananal.

A maioria dos pacientes é de Gurupi, Alvorada, Araguaçu, Sucupira, Combinado, Formoso, Almas, Taguatinga, Dianópolis, Arraias, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins entre outros.  Desde que os mutirões foram iniciados, em fevereiro, já foram realizados mais de 600 procedimentos.

As cirurgias são gratuitas e fazem parte do Projeto Tocantins Catarata Zero de autoria da senadora Kátia Abreu, com recursos de emenda parlamentar. Ao todo, serão beneficiados pacientes de 33 municípios. As cirurgias estão sendo realizadas em clínica oftalmológica credenciada, em Gurupi.

Quem pode ser beneficiado

Todos os pacientes de qualquer idade, com diagnóstico positivo para catarata, com indicação médica oftalmológica.

Para ser beneficiado, o paciente precisa ser atendido na rede pública de saúde. Por meio de um primeiro atendimento na UBS, diagnóstico com médico oftalmológico, realizar os exames laboratoriais necessários e, posteriormente, fazer a cirurgia.