Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Os estudantes que residem no Setor Industrial e chácaras circunvizinhas, localizadas no bairro que fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Gurupi, agora contam com espaços mais seguros e confortáveis na Escola Municipal Elizeu de Carvalho. Nos últimos 15 dias a unidade vinha passando por obras de ampliação e reforma e os novos espaços foram inaugurados nesta sexta-feira, 06. As melhorias, que eram aguardadas há mais de dois anos, foram feitas com recursos da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Os serviços incluíram revestimento e pintura na cantina, refeitório e depósito da merenda, sala dos professores e coordenação pedagógica, além da ampliação de uma sala de aula. A escola também ganhou uma tenda na qual foi feita a instalação de um piso.

Foto: Divulgação Semeg

“Era um anseio da comunidade escolar que essas benfeitorias chegassem para melhorar a infraestrutura do prédio e oferecer mais conforto e segurança a alunos, professores e servidores. Foi uma minirreforma, mas, que muito veio a agregar. Cito aqui o diretor escolar Arizomar dos Santos que teve uma participação importantíssima ao gerir a organização dentro do patrimônio público como no caso a infraestrutura desse prédio”, disse o Secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes que esteve presente na inauguração acompanhado do Vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato, secretários municipais e vereadores.

A escola oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental para mais de 130 alunos e a tenda no pátio será usada não só para atividades de recreação, mas também, pela comunidade em geral.  “Será um espaço para acomodar tanto a comunidade em eventos sociais, quanto as crianças com atividades esportivas e pedagógicas sempre protegidas do sol ou da chuva. Essa melhora significativa da infraestrutura vem para priorizar o aprendizado do aluno e a valorização dos educandos da rede municipal”, destacou o Secretário.

Fotos: Pedro Gomes – Semeg

Ampliação

A escola Elizeu de Carvalho foi fundada em 1991 e ainda não conta com uma quadra de esportes, mas o planejamento para construção já foi feito, assim como a instalação de mais quatro salas de aula, no entanto, está sendo aguardada autorização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Foi uma mão de obra rápida para atender às nossas necessidades mais emergenciais como a ampliação da sala de aula e da cantina. A comunidade recebe esses serviços com bastante entusiasmo e gratidão porque vão se refletir na melhoria direta do convívio e aprendizagem dos alunos”, disse o diretor escolar, Arizomar dos Santos.

Outros projetos de infraestrutura dos prédios das unidades escolares da rede municipal de ensino de Gurupi estão previstos para começar ainda neste ano letivo de 2022. “Dependemos ainda dos projetos de engenharia e processos licitatórios para que possamos dar continuidade a esse trabalho, mas acredito que relevantes melhorias vêm por aí, incluindo reformas e revitalizações que vão valorizar a identidade visual de nossas escolas”, adiantou Abrantes.

Fotos: Pedro Gomes – Semeg

Execução

Outras ações voltadas à infraestrutura de prédios e investimento em veículos para rede municipal da educação de Gurupi estão em andamento e fazem parte do Plano de Ações Articuladas (PAR), ferramenta do Ministério da Educação (MEC). Entre as quais está a quadra poliesportiva da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota no Setor União V e a construção de uma escola de Tempo Integral.

Para a execução dessas obras está sendo aguardada a autorização do FNDE, assim como a ampliação da frota do transporte escolar do município com a aquisição de mais um ônibus.