Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Foi realizado nesta sexta-feira, 20, o primeiro grande evento simultâneo envolvendo as unidades escolares da rede municipal de ensino de Gurupi. A 1ª Mostra de Linguagens, que teve como tema; ‘Alegria de Viver’, marcou a retomada das exposições de experiência, trabalhos escolares e apresentações artísticas após o longo período de aulas remotas em decorrência da pandemia.

A mostra promovida na educação infantil, e ensino fundamental estava prevista no calendário padrão escolar de 2022. “É o ápice das atividades externas, são atividades extra sala que agora se concretizam de uma forma extraordinária, tanto para comunidade escolar, como para pais e visitantes convidados a participar dessa primeira mostra no município de Gurupi. Foi a oportunidade de observar de modo geral o bom trabalho desenvolvido pelos nossos professores juntamente com seus alunos, mostrando o resultado do que foi desenvolvido neste curto período de aulas presenciais”, avaliou o gestor da Educação Municipal, Davi Abrantes.

Depois da avaliação diagnóstica para recuperação das aprendizagens, após o extenso período de estudos online e remoto por causa da pandemia, a mostra é o segundo mais importante evento do semestre dentro do cronograma da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG). “Os alunos estiveram muito empenhados durante o primeiro e o segundo bimestre para que pudessem apresentar nessa ocasião o melhor trabalho possível”, ressaltou a Diretora de Gestão Pedagógica, Marquilia Resplandes.

Foto: Pedro Gomes – Ascom Semeg

Atividades

Na Escola Municipal Odair Lúcio, a programação foi realizada na quadra poliesportiva da unidade escolar com todas as turmas da escola do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A linguagem é sempre muito diversificada, informa ou desinforma, ela vem para emocionar, persuadir, portanto, nessa mostra aqui na escola, nós trouxemos essa variedade de formas; a linguagem da matemática, a linguagem da engenharia, a linguagem corporal, a linguagem em libras, ou seja, uma gama de linguagens que no fundo buscam transmitir uma mesma mensagem que é a interação com o outro e com você”, disse a diretora escolar, Cinara Barros.

O amplo espaço da quadra ficou repleto de estandes com exposição de poesias, cordel, literatura, e um palco debaixo de uma tenda, foi montado para as apresentações artísticas como dança e música. Ainda segundo a diretora, todas as produções feitas pelos estudantes foram supervisionadas pelos professores e os trabalhos incluíram todas as disciplinas ministradas em sala de aula.

Já na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, além da exposição ainda rolou uma gincana de conhecimento sobre língua portuguesa que deixou a mostra com clima de muita disputa entre as turmas. “Estamos expondo tudo que já foi trabalhado no decorrer do ano até aqui, o que estamos fazendo é a finalização com as exposições e o desafio entre as turmas com o ‘Soletrando’. Para essa final eles passaram por fases eliminatórias que definiu quem seria o aluno representante de cada sala. Os participantes não ganham só no aprendizado, tem ainda a premiação”, explicou o diretor escolar Rômulo Lemos.

Foto: Pedro Gomes – Ascom Semeg