Boletim COVID-19, Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom Semus Gurupi

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informa que, em Gurupi, no período de 27 de maio a 02 de junho, foram registrados 112 casos positivos para Covid-19 e a tendência é de alta.

Mais uma vez, o período demonstra aumento nos casos positivos para Covid-19.  No mesmo período, nos meses de abril e maio, Gurupi registrou uma alta de 145% de casos positivos. “No mês de abril, foram registrados 61 casos positivos. Já em maio, foram 150 casos positivos. Nestes dois últimos meses, se compararmos, chegamos a um aumento de 145% de casos positivos” analisa o coordenador da vigilância epidemiológica, Halex Cavalcante Coutinho.

“No entanto, desde o dia 27 de maio até ontem, 02 de junho, a média móvel de casos positivos tem sido mais de 16 casos por dia. No monitoramento de ontem, identificamos uma elevação atípica em relação aos outros dias. Só ontem, quinta-feira 02/06, foram registrados 40 novos casos de COVID-19” revela Halex.

Segundo o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, estamos vivenciando uma nova alta nos índices de contaminação. “Os índices demonstram uma alta, é hora de continuarmos com os cuidados de prevenção e segurança para evitar a contaminação. Mas principalmente, a vacinação. Além disso, a partir de segunda-feira, a Secretaria de Saúde vai ampliar os pontos de testagem e abrir a dose de reforço para o público adolescente” complementa Sinvaldo.

” avalia Sinvaldo, preocupado com os índices de vacinação. Ele também orienta a continuidade do uso de máscaras em locais fechados, como principal forma de se prevenir.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 55.150 casos descartados; 00 suspeitos; 20.671 casos confirmados acumulados, destes 20.248 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 125 e o total de óbitos é de 299 pessoas.

Público de confirmados

A faixa etária com maior incidência de casos positivos está entre 30 e 39 anos, com 24 casos. As faixas etárias de 40 a 49 anos e de 10 a 19 anos de idade, ambas apresentaram 20 casos positivos; 18 positivos com idade entre 20 e 29 anos; 13 casos em pessoas com 60 a 69 anos e 02 casos em crianças entre 0 a 9 anos. Apenas a faixa etária de 80 anos ou mais não teve nenhum registro positivo.

Entre todos os casos positivos, 62 são mulheres e 50 homens, totalizando os 112 casos, nos últimos sete dias.

Testagem

A grande maioria dos testes que confirmaram os casos positivos para Covid-19, foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA24h, com 82 testes positivos. Os testes de farmácia totalizaram 13 positivos e os laboratórios particulares somam 09 testes. Já no Hospital Unimed foram notificados 08 casos positivos.

É a UPA24h, também, que a maioria das pessoas têm buscado na hora de fazer o teste para Covid-19. Nos últimos sete dias, foram descartados 331 testes negativos. Seguido pelo Hospital da Unimed, que testou 37 casos negativos e, nos laboratórios particulares e farmácias, foram 07 amostras negativas.

Internações

Na rede pública municipal de saúde, um paciente está internado na UPA24h. Já a taxa de ocupação de leitos no Hospital de Regional de Gurupi – HRG, mantido pelo Governo do Estado, pode ser acompanhada no site do Integra Saúde Tocantins, da Secretaria Estadual de Saúde – SES (clique aqui).

Vacinômetro

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Imunização, informa que, até as 12h desta sexta-feira, 03, o Sistema Integra Saúde do Tocantins apresenta um total de 139.027 doses da vacina contra a Covid-19, em Gurupi.

Divulgação semanal

A Secretaria de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Imunização, informa que diante do aumento dos casos a publicação do Boletim Epidemiológico será semanal.

Quem quiser acompanhar os índices diários, poderá acessar o Portal Integra Saúde ( www.integra.saude.to.gov.br/covid19 ) e conferir todas as informações do Município e do Estado, referente à Covid-19.

A Vigilância Epidemiológica e a Imunização, ressaltam ainda que o monitoramento e acompanhamento dos números da Covid-19 e da vacinação no Município, permanecem inalterados. Os registros e os documentos continuam sendo confeccionados seguindo os mesmos critérios de acompanhamento e cuidado na apuração dos dados.

Redimensionamos mais uma vez a publicação do Boletim Epidemiológico para a imprensa e à população para semanal, em razão do atual cenário da Covid-19. Caso haja elevação nos índices, o Boletim poderá retornar à divulgação diária novamente.