Saúde|

Compartilhe:

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

O Centro de Atenção Psicossocial Drª Sandra Nascimento Oliveira Paiva (Caps I) realizou, na noite desta quinta-feira, 23, um arraiá junino para os usuários e profissionais que atuam no órgão. A celebração do São João contou com decoração temática, comidas típicas e muita música, além da participação voluntária da cantora Deusa Pinheiro, que deu o ritmo da noite.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, compareceu na confraternização do CAPS e reforçou a importância da socialização entre as equipes profissionais e os usuários do CAPS. “O bem-estar social das pessoas é uma das preocupações da nossa gestão, principalmente dos pacientes do CAPS e depois de mais de dois anos de pandemia, que limitou a socialização e o convívio das pessoas, esses momentos de celebração e compartilhamento de alegrias fazem parte e são fundamentais para a saúde mental de todos”, salientou Josi Nunes.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Em Gurupi, o Centro de Atenção Psicossocial Drª Sandra Nascimento Oliveira Paiva (Caps I) é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Atualmente atende cerca de 3.000 pacientes no município, 15 usuários por dia passam pelo Centro e recebem atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, farmacêuticos, psicólogos, entre outros especialistas.

“Os pacientes com problemas psiquiátricos, em alguns momentos, estão sujeitos a crises e aqui no Caps é o lugar indicado para fazer esse acolhimento, pois o vínculo que o paciente estabelece com a equipe é muito importante neste momento”, destacou o secretário municipal de saúde Sinvaldo Moraes.

Segundo a coordenadora do CAPS, Rafaella Mateus dos Santos, o arraiá foi planejado e estudado em razão do momento da pandemia. “Sabemos que a pandemia não acabou, mas decidimos priorizar esse momento de confraternização para proporcionar um ambiente saudável aos usuários, que se sentem à vontade para se divertir. Muitos deles quase não saem de casa, então essa é uma opção de lazer aos nossos usuários”, explicou Rafaella.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Doação

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) ainda recebeu a doação de uma máquina de lavar roupas do jornalista e empresário Silvério Maciel Filho e parceiros, que se juntaram para adquirir o eletrodoméstico que necessitava para atender as demandas do órgão. “A iniciativa da aquisição da máquina de lavar foi resultado da união entre pessoas que se dispuseram a ajudar. Ninguém faz nada sozinho, é importante essas parcerias e colaborar sempre que possível”, frisou Silvério, que fez a entrega simbólica com a presença da Prefeita e toda a equipe do CAPS I. Além da máquina de lavar, Silvério Filho, também doou um aparelho de TV.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

No CAPS, os pacientes ainda participam de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias. O CAPS I está localizado na Avenida Bahia, entre as ruas 15 e 16.

Comments are closed.

Close Search Window