Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Está fazendo parada em Gurupi a carreta da Expolivro — A Paixão pela Leitura com uma programação contendo palestras, teatro e muita música, entre outras atrações. A exposição que é de graça, aberta a todos públicos é voltada para a família e religiosidade e tem o apoio da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação.  A carreta foi aberta na noite desta terça-feira, 31 e segue na cidade até o próximo domingo, dia 5 de junho.

A carreta da Expolivro está estacionada na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha na Avenida Maranhão, centro de Gurupi com atividades que ocorrem durante o dia e também a noite. A abertura da programação contou com a participação da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes. “Não há nada mais valioso do que a Educação, o hábito da leitura e nos mantermos sempre aprendendo, pois, a nossa vida é isso, um eterno aprendizado, que vem não só dos livros, mas do bom convívio com pessoas do bem. Isso é fundamental na nossa vida, por isso, que a Educação é algo que toma conta da nossa vida como um todo, porque nós nunca podemos parar de aprender, e um dos caminhos é nunca parar de ler”, considerou a Prefeita, acrescentando ainda que estava se sentindo encantada ao conhecer de perto a estrutura e o conforto da carreta que faz parte da exposição itinerante de livros.

Foto: Paulo Henrique

O evento que deve movimentar a cidade tem caráter cultural, social e educacional com o propósito de estimular o hábito da leitura saudável. “São livros com uma proposta de leitura religiosa com uma proposta educativa que abrange da criança ao idoso. E além da leitura dentro da carreta, com a oportunidade de aquisição dos títulos, ainda tem toda uma programação que contempla, shows gospel e palestras com temas muito pertinentes como as que abordam a ansiedade e o perdão, cuidados com a saúde, jovens conectados, finanças pessoais e familiar, a família consagrada e mulheres belas e virtuosas, ou seja, o público feminino sempre tendo esse carinho e cuidado com todas essas opções e dicas para fortalecimento e valorização”, disse o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes que esteve acompanhando o primeiro dia da programação.

Foto – Débora Ciany

Proposta

Apesar da novidade chamar a atenção, esta não é a primeira vez que o projeto traz para Gurupi a biblioteca itinerante. Esta já é a segunda edição da exposição na cidade, a última vez foi há cerca de 20 anos. “Esse projeto foi idealizado em 1991 através de um ônibus, se expandiu, cresceu e hoje é uma carreta.”, contou o Pastor, Leandro Magalhães, um dos organizadores locais da Expolivros.

Conforme Magalhães, são mais de 50 variados títulos de livros à disposição nas prateleiras da biblioteca. “Até 5 de junho estamos com uma ampla programação para atender tanto famílias, mulheres, pais e a comunidade em geral, então deixo aqui o meu convite para que todos possam vir participar, não esquecendo o público infantil já que temos teatro para criança, contação de história, e tudo isso gratuitamente para todas as famílias e para todas as idades”, ressaltou.

Foto – Débora Ciany

Programação

Hoje, a partir das 19 horas tem palestras voltadas à família, uma delas ministrada pelo Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Tocantins, Roberto Mendes. Finanças pessoais e familiares também é outro tema a ser abordado na noite desta quarta-feira, 01, com a jornalista, Josy Donato, pós graduada em matemática financeira e investidora desde 2017.

Já Deusdedit Alves, coordenador do Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho (CEAPE) em Palmas vai falar sobre ‘Uma família consagrada’.