Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

Preservar, reduzir, reaproveitar e refletir. Foi com essas palavras chave sobre preservação do meio ambiente que o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Josué Alves Moreira que fica no Jardim Medeiros em Gurupi colocou em prática mais uma ação do Plano Político Pedagógico (PPP). A creche escola trabalhou a temática ambiental com as crianças com plantio de sementes e germinação de mudas e apresentações músico-teatrais como a segunda parte do projeto de memórias e expressões ‘Olha Como Eu Cresci.

As apresentações que culminaram com as atividades de encerramento do segundo bimestre foram realizadas na tarde de sexta-feira, 24, no pátio coberto da unidade escolar e contou com a presença de pais e responsáveis pelos estudantes.

O Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes prestigiou o trabalho dos alunos. “A escola tem esse papel de trabalhar tanto o desenvolvimento das crianças com esse foco no equilíbrio do meio ambiente, e isso precisa começar bem cedo. Os nossos CEMEIs têm essa proposta de trabalhar e quando a família participa todo esse processo é potencializado a partir dessa interação família e escola e alunos imbuídos de um só objetivo, um futuro melhor, um mundo melhor”, disse o Secretário.

Público

As apresentações do projeto foram divididas e ocorreram no turno da manhã e tarde, todas acompanhadas de perto por familiares dos alunos e supervisionada pela equipe pedagógica da creche escola.

A empreendedora Graziela Tavares fez questão de conferir a performance da filha Elice de 3 anos, que faz o maternal II na unidade escolar. “Eu estou encantada, verdadeiramente apaixonada por esse CEMEI, pela gestão deles, pelo carinho de toda equipe, não só neste momento aqui, mas em todos os demais eventos. Minha filha entrou no CEMEI Josué no ano passado e vai continuar enquanto eu puder deixar porque é realmente engrandecedor. Observamos que todos os projetos realizados são direcionados aos pais e eu fico muito satisfeita e as crianças também”, avaliou.

Apesar do evento ser de encerramento do segundo bimestre, as aulas na unidade escolar seguem até a próxima quinta-feira, 30. “Nosso trabalho foi pautado durante todo o segundo bimestre, foram 58 dias letivos trabalhando esse conceito da importância do semear, do cuidar, do cultivar e do preservar que é de fundamental importância. O que as famílias tiveram aqui foi a oportunidade de sentir dentro de apresentações tudo o que foi trabalhado com as crianças ao longo desse bimestre”, avaliou a diretora escolar do CEMEI, Thays Maia.

Projeto

Ainda fez parte da programação uma visita guiada com os pais as salas de aula para melhor inserção destes na proposta do projeto que consiste na apresentação geral de atividades que foram desenvolvidas ao longo do bimestre. Aos pais ou responsáveis foram entregues um compilado de todo o material produzido pelos alunos que demonstram o grau de evolução do aprendizado no decorrer dos últimos dois meses letivos.