Cultura e Turismo|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Com o objetivo de mostrar os resultados obtidos com as aulas das Oficinas Artísticas oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi realizada, no Centro Cultural Mauro Cunha, na noite desta quinta-feira, 09, a primeira Mostra de Resultados Secult – Gurupi. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e reuniu um público de centenas de espectadores.

Foto Linos Vargas – Secom Gurupi

A primeira noite contou com apresentações de dança e teatro. A segunda noite que será realiza nesta sexta-feira, 10, contará com apresentações de música, inclusive com a volta do Coral Municipal Uirapuru. De acordo com o coordenador de oficinas permanentes e dos grupos artísticos da Secult, Audimar Dionísio, hoje são ofertadas vagas gratuitas para população em várias modalidades como: música, teatro, dança e artes plásticas e dentro delas, vários outros segmentos são trabalhados como na música por exemplo, onde são oferecidas aulas de percussão, violão, teclado e canto coral.

Foto Linos Vargas – Secom Gurupi

“Hoje ao todo temos cerca de 200 alunos envolvidos no ensino da arte. E isso é muito gratificante, porque é um processo de democratização da arte que está acontecendo em Gurupi, nossa comunidade está mantendo este diálogo com a arte, promovendo assim, uma transformação por meio da sensibilidade artística”, explicou ele.

Foto Linos Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes prestigiou o evento e fez questão de falar sobre a importância da participação das famílias, durante a apresentação dos artistas. “Estou muito feliz em ver este Centro Cultural cheio. É com muita alegria que vejo a comunidade reunida para assistir apresentações realizadas pela própria população. Estas crianças e idosos que estão se apresentando aqui trabalharam duro para mostrar o melhor deles. Resultados de nossas oficinas artísticas, só posso dizer que tudo estava muito lindo e agradecer o empenho dos nossos artistas e esta participação em massa destas famílias,” reforçou a prefeita durante discurso.

Foto Linos Vargas – Secom Gurupi

“Uma das características da Secult é que nós não delimitamos idade para as atividades oferecidas, temos modalidades que possuem tanto a pessoa idosa, quanto a criança e é uma interação maravilhosa. Então, é com muita alegria que a gente mostra hoje, a culminância de todo este trabalho que é desenvolvido com a população e que começou ainda no mês de fevereiro, estamos apresentando resultados relativos ao primeiro semestre de funcionamento destas oficias em 2022”, complementou a Secretária de Cultura e Turismo, Amanda Costa.

Foto Linos Vargas – Secom Gurupi

Professora de dança dos idosos, Amanda Pereira da Silva, reforça o quanto as oficinas também têm trazido resultados positivos, em relação a saúde deles. “Estamos fazendo o fechamento de seis meses de aulas com os idosos e é a primeira vez que eles se apresentam em público. Os benefícios de mobilidade, adquiridos por conta das aulas, muitos já nos contam. Mas além disso, há também os benefícios psicológicos com a interação social que conseguimos dar a eles. Estamos muito felizes, com tudo isso,” frisou a professora.

Foto Linos Vargas – Secom Gurupi

Benefícios esses, sentidos por dona Maria Eliseth Macari que foi uma das artistas da noite. “As aulas me deram mais ânimo, mais vontade de sair, porque eu estava ficando muito em casa. E nossa, isso aqui é uma diversão, esta dança duas vezes por semana. Eu me senti bem diferente, meus músculos, meus gestos, meu andar, caminhar, tudo melhorou”, contou a idosa.