Desenv. Econômico, Meio Ambiente|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta quarta-feira, 22, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente (DIMA), e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), se reuniram para troca de experiências e alinhamento das ações de orientação e fiscalização ambiental em Gurupi. Também foram realizadas vistorias em empreendimentos da cidade visando a regularização ambiental dos estabelecimentos.

Segundo o diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, primeiro foi realizada uma reunião para troca de informações e experiências, no intuito de que a fiscalização municipal e a estadual trabalhem em harmonia. Em seguida, ambas as equipes foram a campo para iniciar na prática o trabalho em cooperação, visitando empresas e indústrias localizadas na região central da cidade, às margens da BR-153 e no Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG).

“Isso demonstra união das forças de fiscalização ambiental. Quanto mais cooperação e trabalho em conjunto em defesa do meio ambiente, melhor serão os resultados que teremos no meio ambiente da nossa cidade, tanto para evitar crimes ambientais, quanto na parte de regularização e do desenvolvimento econômico e ambiental sustentável”, disse Diego.

Para o supervisor de fiscalização da unidade do Naturatins em Gurupi, Diogo Vieira, o momento foi uma oportunidade ímpar para a aquisição de conhecimento sobre formas de abordagem e para desenvolver um trabalho de fiscalização efetivo, coerente e que dê resultados. “Quanto mais capacitadas estiverem nossas equipes, melhor será o desenvolvimento do trabalho, então essa troca de experiências entre os órgãos fiscalizadores contribui significativamente para a execução de ações coerentes no qual o meio ambiente e a população saem ganhando”, afirmou.

Foto: Ricardo Pellizzari